Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão "Tons Vizinhos" democratiza o acesso à música e cultura em Curitiba

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 20/06/2024 10h13 última modificação: 20/06/2024 17h08

Você sabia que no centro de Curitiba, um projeto de extensão está trazendo música e cultura para a comunidade de uma forma inovadora e acessível? Coordenado pelo professor Rodrigo Marques, o "Tons Vizinhos" é uma iniciativa da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Curitiba I, que ocorre em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR).

O nome "Tons Vizinhos" é um trocadilho que alude tanto a um conceito da teoria musical quanto à proximidade física entre as duas instituições. Desde 2021, todas as quartas-feiras às 18h, os espaços do MIS-PR são preenchidos com apresentações musicais gratuitas. O projeto oferece aos estudantes de música dos campi Curitiba I e II, e a músicos da comunidade externa, a oportunidade de vivenciar todas as etapas de uma produção musical, desde a escolha do repertório até a montagem e desmontagem dos equipamentos. "A ideia é levar música semanalmente para os espaços do museu e oferecer aos nossos alunos a experiência através da prática, não só da performance, mas de todo o processo que envolve construir uma apresentação musical", explica o professor Rodrigo Marques.

O projeto teve início durante a Semana Internacional dos Museus de 2021. Inicialmente, as apresentações aconteciam na varanda do museu, um edifício histórico no centro da cidade, e o sucesso foi imediato. A partir dessa experiência, surgiu a ideia de estabelecer apresentações regulares, consolidando-se como "Tons Vizinhos". Desde então, o projeto tem recebido não apenas estudantes da Unespar, mas também músicos da comunidade externa e de outras instituições de ensino. "Já tivemos convidados de outros estados e até de outras instituições, como a Unila, que participaram da programação do projeto", relata Marques.

Mirele Camargo, diretora do MIS-PR, destaca a importância dessa parceria: "Uma das missões do museu é atender a música e fazer a guarda desses ricos acervos que o Paraná tem e até a disponibilidade para pesquisas e quando veio a proposta desse projeto, veio a calhar diretamente com a missão do museu". Ela também ressalta o papel do projeto em democratizar o acesso à cultura: "É gratificante ver o museu sendo utilizado para conectar a universidade com a comunidade através da música".

"A parceria com o MIS-PR é fundamental. Além de oferecer um espaço cultural ímpar, o museu também possui um vasto acervo de partituras e fonogramas, enriquecendo a experiência dos participantes e do público", destaca Marques.

O "Tons Vizinhos" destaca-se pela diversidade de formações musicais e pela ocupação de diferentes espaços no museu, desde áreas internas até pátios externos, proporcionando uma experiência variada tanto para os artistas quanto para o público. Além disso, as apresentações são totalmente gratuitas e abertas a todos, promovendo o acesso à cultura e à arte. "A importância é a ocupação dos espaços públicos de arte, de cultura, de preservação, de pesquisa e a prática para os nossos alunos de uma situação real de show, de concerto, onde eles têm público que não são só os colegas da universidade", afirma o coordenador.

"A resposta tem sido incrível. No último levantamento, contabilizamos a participação de mais de setenta músicos e uma frequência média de quase trezentas pessoas anualmente. Isso demonstra a relevância do projeto não apenas para a comunidade acadêmica, mas para toda a sociedade curitibana", ressalta Marques. A Diretora do MIS destaca que a proposta é de expandir cada vez mais e que a parceria com a Unespar tem trazido bons resultados para o museu, principalmente por ter aumentado o público diversificado.

Completamente gratuito e aberto ao público, o projeto "Tons Vizinhos" não só democratiza o acesso à cultura musical, mas também fortalece os laços entre a universidade e a comunidade local. Marques destaca que a iniciativa está em constante evolução, buscando sempre novas formas de enriquecer a experiência cultural na capital paranaense.

"Ao ocupar esses espaços públicos com arte e música, estamos não apenas formando artistas, mas também contribuindo para a valorização do patrimônio cultural e histórico da cidade. É uma honra para nós ver o crescimento e o impacto positivo que o projeto tem gerado ao longo dos anos", conclui Marques.

"Tons Vizinhos" é um exemplo de como a parceria entre instituições pode promover a cultura e a educação de forma acessível e impactante. Através da música, o projeto fortalece os laços comunitários e oferece aos estudantes uma formação prática essencial.

registrado em: ,