Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão "Uni-Duni-Tê" revive brincadeiras tradicionais e cultura infantil em Paranaguá

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 27/06/2024 10h22 última modificação: 27/06/2024 10h22

Você sabia que o campus de Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está revitalizando as brincadeiras tradicionais infantis através do projeto de extensão "Uni-Duni-Tê: Repertório e Ludicidade de Jogos e Brincadeiras Tradicionais Infantis"? Este projeto, coordenado pela professora, do curso de pedagogia, Erica Piovam Ulhôa Cintra, tem como objetivo principal resgatar e promover atividades lúdicas que marcaram gerações, combatendo o uso excessivo de tecnologias pelas crianças. Erica explica que o projeto surgiu de uma preocupação discutida em uma aula de didática sobre o impacto das novas tecnologias na vida das crianças. Desde então, o Uni-Duni-Tê tem se mostrado um sucesso, promovendo brincadeiras como amarelinha, elástico, bambolê, entre outras, em diversos eventos acadêmicos e comunitários.

O projeto envolve estudantes universitários dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas, alunos da Educação Infantil e séries iniciais, além da comunidade acadêmica e geral de Paranaguá e região litorânea. Desde seu início, o projeto já realizou mais de 50 horas de atividades em eventos como a Semana de Pedagogia, Mostra de Profissões, SEUDI (Seminário, Educação, Universidade, Diversidade e Inclusão) e a Brinquedoteca Itinerante, que alcança os CMEIs do litoral do Paraná. “O projeto visa o público infantil e é um laboratório para o público acadêmico na preparação dos materiais e desenvolvimento das atividades”, conta Erica.

Os benefícios do Uni-Duni-Tê vão além da simples diversão. A professora Erica destaca a importância do projeto para o desenvolvimento pessoal e social das crianças e dos acadêmicos. “Na minha perspectiva, a realização desse projeto é vital para o reencontro do que nos torna mais humanos: o contato com o outro, a atividade em parceria, e a realização pessoal através de pequenos estímulos de ganhos coletivos realizados ao vivo e longe das telas”, afirma.

Nathalia, aluna do terceiro ano de Pedagogia, compartilhou sua experiência no 1º Festar da Unespar, em Paranavaí, onde o projeto foi apresentado: “Foi mágico. Eu, que queria resgatar a infância nos outros, voltei despertada. Nós nos divertimos muito e foi uma honra participar de um evento desse. Um encontro múltiplo com pessoas tão incríveis faz tudo valer a pena.”

Com o apoio da bolsa PIBEX da Fundação Araucária, o projeto continua a crescer e alcançar novos públicos. A participação no 1º Festar da Unespar foi uma realização especial para a equipe, que se deslocou de Paranaguá para Paranavaí. “Retomar o sorriso, a curiosidade, o gosto pelas coisas simples não tem preço, e tem um valor enorme”, diz Erica, refletindo sobre a importância de manter vivas as memórias e as tradições das brincadeiras infantis.

O projeto Uni-Duni-Tê é uma celebração da infância e da cultura imaterial, preservando e promovendo brincadeiras que, além de divertidas, são essenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Mais do que um resgate do passado, é uma proposta para um futuro no qual a ludicidade e a interação humana sejam valorizadas. Como enfatiza Erica, “é um retorno à vida aqui e agora e à valorização de memórias do passado que ainda importam”.

registrado em: , ,