Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão usa a dança como caminho para autogestão e cuidado pessoal e coletivo

Geral, Extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 13/06/2024 14h22 última modificação: 13/06/2024 14h22

Você sabia que a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) tem um projeto de criação de espaço de autogestão e cuidado pessoal e coletivo, através da dança, yoga, chi kung, automassagem e meditação?

É o projeto de extensão on-line Dança e Práticas Contemplativas, iniciado em setembro de 2023, e coordenado pela docente Karin Maria Véras, do colegiado de Bacharelado em Dança, da Unespar, campus de Curitiba II/FAP.

O público-alvo do projeto compreende pessoas de todos os gêneros, a partir dos 16 anos, da comunidade interna e externa da Unespar. Por se tratar de uma ação que ocorre de forma remota, a proposta tem abrangência regional, com algumas vagas para pessoas de outras regiões, desde que sejam ligadas à área. “Já tivemos crianças em alguns encontros, mas com participação pontual, já que entravam com a mãe”, revela a docente.

São vários os motivos que levam as pessoas a manifestar interesse em participar. “A maioria chega ao projeto em busca de um espaço para se restaurar, relaxar, se movimentar e também pausar das atividades estressantes do dia a dia, e escolhem fazer isso por meio da arte, da dança e das práticas de autocuidado e contemplativas oferecidas no projeto”, relata Karin.

Desde o início do projeto, 41 pessoas se inscreveram para participar dos encontros. “Algumas estão no projeto desde o início, outras fizeram um semestre e saíram e outras que não se inscreveram, mas participam esporadicamente como convidadas pontuais”, conta.

“A maioria dos participantes é de Curitiba e de municípios do Paraná, próximos às cidades onde estão os campi da Unespar, mas há também pessoas de Florianópolis, Salvador e interior da Bahia (Chapada Diamantina), e uma do Pará”, pontua a coordenadora.

Quanto aos resultados alcançados, Karin explica que as pessoas revelaram se sentir “mais integradas, relaxadas, e que aquele momento é o espaço da semana para relaxar; algumas mais criativas chegam a produzir artes como desdobramento das propostas do projeto, outras se sentem mais disponíveis para se movimentar e dançar, lembrando que não é pedida experiência prévia com dança. Há trocas entre os participantes, sendo também um lugar para breves diálogos e trocas de experiências sobre os temas vivenciados e de afetos entre os participantes.”

Quem quiser fazer parte do projeto pode fazer contato pelo e-mail veraskarin04@gmail.com ou pelo QR code que consta no cartaz.