Geral
Projeto promove formação básica em fotografia utilizando o smartphone como equipamento
geral, extensão
Você sabia que a Unespar tem um projeto que promove a formação básica em fotografia para estudantes, com altas habilidades, do ensino médio de Campo Mourão, e outros interessados, utilizando o smartphone como equipamento?
O projeto Empreende no Turismo com Fotografia teve início em 2023 e conta com a coordenação da docente Raquel dos Santos Vieira, do curso de Turismo, do campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
A intenção de utilizar o smartphone como equipamento fotográfico nas oficinas “se deu pela possibilidade de inclusão do maior número de estudantes, tendo em vista que a maioria deles possui este equipamento em mãos”, explica a coordenadora. Para aqueles que não tinham smartphone, foi disponibilizado um aparelho emprestado da Unespar para que pudessem desenvolver as atividades práticas durante a oficina.
Segundo a docente, o conteúdo foi repassado, semanalmente, por meio de oficinas básicas de fotografia, de forma presencial, na sede do colégio, ministradas pela coordenadora que possui formação e experiência profissional no tema, tendo, inclusive, fotografias premiadas em concursos.
Os temas tratados foram um breve histórico da fotografia, funções nos smartphones, técnicas básicas, criatividade em fotografia, temáticas fotográficas relacionadas ao turismo, fotografia de pessoas e eventos e utilização da fotografia em redes sociais.
A coordenadora complementa dizendo que também foram realizadas visitas técnicas fotográficas a alguns atrativos locais, como o Teatro e Museu Municipais, o Centro Histórico e Parque Estadual, “para que os participantes pudessem praticar as técnicas apreendidas. E para fechar as oficinas e o ano letivo de 2024, realizamos uma exposição fotográfica durante um evento científico do próprio Colégio.”
O projeto foi além dos alunos do colégio e também atendeu uma demanda específica do curso de Guia de Turismo, do Senac de Paranaguá, por meio de oficinas de fotografia, por videoconferência.
Raquel Vieira faz um balanço e revela que, até o momento, o projeto atendeu aproximadamente 100 estudantes que demonstraram “satisfação em participar das oficinas por conseguirem aplicar facilmente as técnicas aprendidas.” Ela também destaca o interesse dos participantes em continuar as oficinas e a indicação do projeto para colegas, amigos e familiares.
“Como tivemos demanda externa, esse ano planejo realizar oficinas para a comunidade em geral, porém, esses encontros serão realizados no campus da Unespar”, adianta a coordenadora.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail raquel.vieira@unespar.edu.br