Geral
Projeto Sanear, desenvolvido no campus Campo Mourão, conquista maior premiação ambiental do Sul do Brasil
Geral, Extensão
Um projeto de extensão desenvolvido no campus Campo Mourão conquistou o 26º Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental do Sul e de maior longevidade no país. Trata-se do projeto Sanear, desenvolvido pelo professor Jefferson de Queiroz Crispim, que concorreu com outros 113 projetos inscritos de diversas empresas, ONGs, prefeituras e entidades da região Sul. O projeto é vencedor na categoria Controle da Poluição.
O projeto Sanear visa atender pequenos produtores agrícolas na perspectiva de melhorar a qualidade de vida das famílias, instalando sistemas de tratamento de esgoto e de água potável, utilizando materiais de baixo custo, melhorando a qualidade do efluente liberado e da água consumida provenientes de nascentes. O projeto é desenvolvido através de trabalhos de educação ambiental entre os agricultores, que são acompanhados por acadêmicos, professores e técnicos das prefeituras, além de participarem de todas as ações realizadas em mutirões.
A premiação acontece no dia 2 de agosto, durante o Fórum de Gestão Sustentável, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis (SC). Os projetos vencedores desta e das edições anteriores do prêmio serão publicados no Guia de Sustentabilidade 2019. Este anuário especial da Editora Expressão circula em agosto e será lançado no evento de premiação.
O projeto foi financiado pelo Universidade Sem Fronteiras (USF), através da Unidade Gestora da Fundo Paraná (UGF) e da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
Tratamento de esgoto
Foram feitos sistemas-piloto de tratamento de esgoto no modelo bacia de evapotranspiração. Ao todo, o projeto Sanear está inserido em dez municípios paranaenses de médio e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O poder público desses municípios também se comprometeu ampliar esse sistema.
Nascentes
Com as nascentes, o projeto tem a preocupação de capacitar agricultores familiares e o pessoal técnico das prefeituras para aplicação da técnica do solocimento em nascentes de pequenas propriedades agrícolas.
Acompanhe a Unespar nas redes sociais
www.facebook.com/UnesparOficial