Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Propedh articula com direções de campus política institucional de enfrentamento à insegurança alimentar

Geral

Propedh articula com direções de campus política institucional de enfrentamento à insegurança alimentar

Geral

por Fábio Candido dos Santos publicado: 24/11/2023 16h49 última modificação: 25/11/2023 09h28

Em reunião realizada ontem (23), em Curitiba, a pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Andréa Lúcia Sério Bertoldi, apresentou à reitora, Salete Machado Sirino, ao vice-reitor, Edmar Bonfim de Oliveira, aos diretores dos campi e aos pró-reitores de Planejamento (Proplan), de Administração e Finanças (PRAF) e de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento (Progesp), o planejamento institucional para a efetivação do fornecimento de alimentação saudável - com subsídio ampliadodestinado ao atendimento de estudantes em maior vulnerabilidade socioeconômica. 

O atendimento prioritário a essa demanda é um compromisso institucional de investimento na equidade da permanência estudantil viabilizada por meio de recursos da Unespar e da parceria estabelecida com diferentes órgãos públicos estaduais e municipais. A iniciativa também obedece às metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027 e à reivindicação do movimento estudantil, registrada nos relatórios dos dois últimos Fóruns Estudantis realizados em 2019 e em 2022. 

Para viabilizar as ações, a Propedh realizou estudo de diferentes modelos de acesso à alimentação subsidiada de forma a encontrar a melhor solução para cada campus, considerando a diversidade de características regionais e as possibilidades de parcerias com órgãos públicos em cada local. 

Além disso, a Propedh buscou viabilizar modelos alinhados ao compromisso da Universidade com a responsabilidade social, criando soluções que conciliassem o acesso de estudantes à alimentação saudável com a capacitação de pessoas pertencentes a grupos socialmente vulneráveis por meio de cursos de cocção de alimentos. A ação amplia as possibilidades de emprego e renda, por exemplo, de pessoas privadas de liberdade (modelo iniciado em União da Vitória) e de mães e pais de pessoas com deficiência (modelo a ser iniciado em Curitiba).  

O fornecimento de alimentação subsidiada terá início em março de 2024, além da manutenção dos 70 auxílios alimentação criados em 2023, que serão redistribuídos nos campi da Unespar. 

Entre outros assuntos, a reunião expôs o andamento das ações de médio prazo referentes à criação de novos Restaurantes Universitários (RU) e moradias estudantis nos campi. Na ocasião também foi destacada a conclusão dos projetos e o encaminhamento dos trâmites para licitação da reforma da casa que sediará a primeira moradia estudantil da Unespar no campus de Campo Mourão, além da articulação entre a instituição, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e a igreja no município para o desenvolvimento do RU.   

Foi comunicada ainda a abertura de licitação para realização dos projetos do Centro Comunitário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Unespar, estrutura com RU, moradia estudantil, horta urbana e espaço para desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão com foco em sustentabilidade ambiental e social, a ser construída no campus de Paranavaí.  

Ainda em atendimento às políticas de inclusão e permanência estudantil previstas no PDI, a Propedh solicitou às direções de campus que viabilizem uma sala destinada ao “Espaço Calmo GABA”, necessário ao reequilíbrio, principalmente de pessoas com neurodivergências, e para acolher estudantes mães lactantes. A implementação deve acontecer no próximo ano. 

Para a reitora, a concretização dessas ações afirma o compromisso institucional com a promoção de melhores condições de permanência estudantil e fortalece os valores da Unespar como instituição que se orgulha de ser pública, gratuita, de qualidade e inclusiva.