Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Propedh inicia Curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação na Unespar

Propedh inicia Curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação na Unespar

por publicado: 04/06/2024 14h03 última modificação: 04/06/2024 14h50

A Diretoria de Direitos Humanos (DDH) da PROPEDH realizou no dia 01 de junho, o primeiro módulo do Curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação - Turma 1 de 2024. O módulo foi ministrado pelo Prof. Alexsandro Eleotério Pereira de Souza, Coordenador do Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais – NERA/CEDH do campus de Apucarana.

O curso recebeu neste ano o maior número de inscrições (317) desde que foi iniciado em 2022, indicando a aspiração social por formações como estas. Foram homologadas as 60 primeiras inscrições para a realização do curso que teve como conteúdos do primeiro módulo: As cotas raciais como direito de reparação; grupos sociais historicamente alijados; mito da democracia racial e estatística da segregação.

Os próximos módulos acontecerão nos dias 8, 15, 22 e 29 de junho e abordarão os seguintes temas: 1) Aspectos conceituais da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo (Mariana Panta - UEL); 2) As políticas de ação afirmativa - sistemas de cotas, a Lei 12.711/2012 e as políticas estaduais no Paraná: regulamentação e implementação; a judicialização dos procedimentos de heteroidentificação e como responder recursos neste âmbito (Alexsandro Eleotério Pereira de Souza, NERA/CEDH campus de Apucarana/Unespar e Lucas Alexandre de Lima - representante estudantil do CEDH,  campus de Campo Mourão/Unespar); 3) Corpos e Territórios: estratégias históricas de aquilombamentos como re-existências; compreendendo as políticas de cotas raciais e os impactos desta experiência como aquilombamentos nas universidades brasileiras (Danilo Ventania Silveira, NERA/CEDH, campus de Curitiba II/Unespar e Daiana de Moura, UFSCar); 4) Quem é negro no Brasil? Processos de autoidentificação e heteroidentificação no contexto brasileiro (Paulo Borges - Associação Cultural de Negritude e Ação Popular dos Agentes de Pastorais Negros - ACNAP).

O Curso é uma ação educativa do NERA/CEDH com a colaboração de integrantes de universidades públicas brasileiras e de movimentos sociais, visando consolidar as políticas de reserva de vagas para pessoas negras (pretas e pardas) nos processos seletivos para os cursos de graduação, programas de pós-graduação, em processos seletivos simplificados e concursos públicos para docentes e agentes universitários(as) na Unespar. A ação constitui uma importante medida para que o processo de heteroidentificação acorra de forma qualificada e respeitosa, garantindo a dignidade da pessoa humana e a proteção dessa ação afirmativa para pessoas negras no ensino superior público.

registrado em: , ,