Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Propedh inicia Programa de Refeições Subsidiadas nos campi da Unespar

Propedh inicia Programa de Refeições Subsidiadas nos campi da Unespar

por publicado: 04/06/2024 13h31 última modificação: 04/06/2024 13h39

A Propedh/DAE deu início ao Programa de Refeições Subsidiada nos campi da Unespar com o objetivo de garantir a segurança alimentar de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, matriculados(as) em cursos de graduação e programas de pós-graduação da Unespar.

O Programa é realizado com recursos próprios da Unespar e a parceria com órgãos como a SEAB, DESAN, Fundepar, DEPEN, Prefeitura Municipal de União da Vitória, Funespar, entre outros, possibilitando que refeições saudáveis e totalmente subsidiadas sejam ofertadas para estudantes classificados(as) pelo Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) da Unespar. O Programa utiliza um sistema chamado de RU Móvel, isto é, a refeição vai até o campus, ou é ofertada em espaços próximos dos campi que não possuem Restaurante Universitário (RU).  Além disso, institui o subsídio total no RU do campus de Apucarana para estudantes selecionados(as).

O Edital recebeu 520 inscrições e atenderá, em seu primeiro ano de funcionamento, mais de 50% das pessoas inscritas (305 estudantes), com a previsão de oferta de mais de 6.000 refeições mensais, totalmente subsidiadas, durante os dias letivos de junho a dezembro de 2024.

A estudante Annie Cristina Sena de Carvalho, do campus de Curitiba II, destacou a importância das refeições subsidiadas para estudantes que, como ela, vieram de outro estado para estudar na Unespar. “Para mim é muito importante porque eu vim de outro estado e acredito que faz toda a diferença para estudantes que são do Paraná também. É um alívio ter a refeição garantida e a gente poder destinar o valor que gastaria para se alimentar para outras despesas. Isso é muito importante para que a gente consiga se manter estudando”.

A Pró-reitora da Propedh, professora Andréa Sério manifestou o agradecimento da PROPEDH ao comprometimento e dedicação das Direções de Campus, das Divisões de Assuntos Estudantis e demais docentes e agentes universitários(as) que trabalharam em conjunto com a Propedh para assegurar espaços de refeitórios adequados e equipados para receber as refeições, além de colaborarem sobremaneira com a organização logística demandada para a realização deste Programa. A Reitora da Unespar, professora Salete Paulina, destacou que a concretização do Programa de Refeições Subsidiadas reafirma o compromisso da gestão com a permanência estudantil, particularmente com a promoção de equidade de oportunidades a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, em cumprimento às metas estabelecidas no PDI (2023-2027) e aos valores democráticos e inclusivos da Unespar.

O Programa de Refeições Subsidiadas faz parte do planejamento de ações de curto prazo para a assistência e permanência estudantil, enquanto medidas de médio e longo prazo estão em curso, tais como: 1) realização de projetos e  construção do CEPEX (Centro Comunitário de Ensino, Pesquisa e Extensão) no campus de Paranavaí, com moradia estudantil, cozinha e refeitório para RU, espaço para pesquisa e extensão e uma horta comunitária; 2) reforma do espaço destinado à Moradia Estudantil em Campo Mourão com horta comunitária, e o estabelecimento de parceira com instituição próxima do campus para RU 3) desenvolvimento de parceria com a Prefeitura Municipal de Paranaguá para RU de Paranaguá,  por meio de oferta de horário específico para estudantes no Restaurante Popular da cidade e contrapartida da Unespar com cursos de formação para servidores(as) da Prefeitura na área de Educação em Direitos Humanos; 4) estudo de viabilidade da ampliação do sistema de RU Móvel e/ou o uso de espaços próximos das sedes dos campi de Curitiba I, Curitiba II e do campus de União da Vitória.

registrado em: , ,