Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proplan elabora plano de logística sustentável da Unespar

Proplan elabora plano de logística sustentável da Unespar

por Fábio Candido dos Santos publicado: 21/06/2024 08h42 última modificação: 21/06/2024 08h42

A Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está elaborando o Plano de Logística Sustentável (PLS) da instituição, iniciativa amparada em instruções do Conselho Estadual de Educação (CEE) e que atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Organização das Nações Unidas (ONU).

O PLS, ferramenta de gestão estabelecida pela Instrução Normativa nº 10 de 12 novembro de 2012 do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), considera as múltiplas ações relacionadas à sustentabilidade já inseridas no contexto da Universidade, visando a mitigar impactos ambientais e implementar critérios e posturas responsáveis no uso e racionalização dos gastos da instituição.

A ação está sendo conduzida pela Comissão Permanente de Gestão e Educação Ambiental (CPGEA). O grupo, ligado à Proplan, é constituído por docentes, estudantes e agentes universitários de todos os campi da instituição.

Segundo o pró-reitor da Proplan, Sydnei Kempa, “a construção do PSL será coordenada pela CPGEA. No entanto, toda a comunidade acadêmica terá voz. O PSL constituir-se-á em documento fundamental para a promoção de hábitos sustentáveis na comunidade acadêmica”.

O intuito da Unespar com a implementação do PLS é o de contribuir para que as políticas e ações do tripé ensino, pesquisa e extensão atinjam as ODS da agenda 2030, conciliando proposições teóricas com desempenho prático.

A implantação do PLS se coaduna à missão institucional e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unespar de promoção da sustentabilidade ao mesmo tempo em que enseja conscientização nos estudantes para a preservação do planeta, replicando em suas carreiras profissionais o assimilado na academia.