Geral
PRPGEM promove aula magna sobre inovações tecnológicas na educação matemática
Geral, Pesquisa
Foi realizada, no dia 28 de maio, no campus de União da Vitória, a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM), programa interunidades dos campi de União da Vitória e Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O evento contou com a participação de estudantes e docentes do mestrado e da licenciatura em Matemática de União da Vitória, que também prestigiaram a cerimônia.
A palestra da noite foi proferida pelo Prof. Dr. Marcelo Almeida Bairral, que discutiu inovações e pesquisas com tecnologias digitais na Educação Matemática. Professor titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Bairral é mestre em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula, doutor pela Universidade de Barcelona e possui pós-doutorados pelas universidades de Rutgers (EUA), Turim (Itália) e Claude Bernard (França).
Na abertura do evento, a coordenadora adjunta do PRPGEM, Profa. Dra. Maria Ivete Basniak, deu as boas-vindas à sétima turma do programa e destacou a trajetória de sucesso desde sua criação. “O PRPGEM tem sede nos campi de Campo Mourão e União da Vitória, com oferta anual de 20 vagas. Temos muito orgulho desse trabalho coletivo, construído desde o reconhecimento do curso, em 2018”, afirmou a docente, que, como professora do campus anfitrião, representou a coordenação geral, exercida pela Profa. Dra. Veridiana Rezende, também presente na mesa de autoridades.
Também se pronunciaram na mesa de abertura a diretora do Centro de Ciências Exatas e Biológicas de União da Vitória, Profa. Dra. Daniela Roberta Holdefer, e o diretor-geral do campus de União da Vitória, Prof. Dr. Alcemar Rodrigues Martello. Ambos enfatizaram a relevância do PRPGEM para o fortalecimento da formação continuada em Educação Matemática e para o desenvolvimento institucional da Unespar.
Na manhã desta quinta-feira, 29, o programa promoveu, na unidade São Cristóvão, o Seminário de Autoavaliação, dedicado ao diálogo, planejamento e reflexão coletiva sobre as atividades desenvolvidas e os impactos do PRPGEM no campo da pesquisa e formação em Educação Matemática.
Por: Scheyla Joanne Horst