Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PRPPG abre inscrições para Programa de Iniciação Científica voltado para Ensino Médio

Geral, pesquisa

por Marina Santos Daum publicado: 21/06/2022 10h54 última modificação: 05/07/2022 08h32

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Diretoria de Pesquisa, vinculada a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) está com inscrições abertas, até o dia 10 de julho, para o Programa de Iniciação Científica da Unespar para o Ensino Médio (PIC-EM). As vagas são destinadas exclusivamente para estudantes das escolas públicas em cidades que a Unespar tem campus. É possível participar pela modalidade voluntária, mas também serão selecionados/as 10 estudantes que receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 200, até agosto de 2023.

EDITAL CLIQUE AQUI

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

O objetivo do PIC-EM é incentivar a participação de estudantes do Ensino Médio, em projetos de pesquisa voltados para a Iniciação Científica (IC), e assim desenvolver o pensamento e a prática científica, com a orientação de pesquisadores/as qualificados/as. Por meio do projeto também será possível aproximar as escolas públicas, com a graduação e pós-graduação.

O/a estudante que participará do PIC-EM deverá ser indicado pela escola na qual cursa o Ensino Médio. Portanto, para poder ingressar no programa, será necessário estar regularmente matriculado/a no 1º ou 2º ano; ter disponibilidade para dedicar-se 10h semanais ao PIC-EM; possuir currículo na Plataforma Lattes, com atualizações em 2022; não ter grau de parentesco em linha reta ou colateral até o terceiro grau, com o(a) orientador(a) e não ter vínculo empregatício.

Já os/as docentes orientadores/as precisam pertencer ao quadro de efetivos da Unespar; possuir currículo na Plataforma Lattes, com atualizações em 2022; orientar o/a estudante no desenvolvimento do Plano de Trabalho para a elaboração da IC, em todas as fases da pesquisa; obrigatoriamente deve disseminar, junto com o orientado bolsista, os resultados finais da pesquisa, em eventos institucionais de IC e incluir a participação do/a estudante nas publicações do trabalho de orientação, fazendo menção aos órgãos de fomento à pesquisa.

Cada docente pode inscrever até quatro Planos de Trabalho para orientações no Programa PIC-EM, nas quais duas podem conter solicitação de bolsas-auxílio. O resultado das inscrições homologadas dos docentes será divulgado no dia 25 de julho. A partir do dia 3 de agosto, serão encaminhadas as propostas de pesquisa aos Núcleos Regionais de Educação (NRE), para que a partir do dia 8 de agosto, as escolas indiquem estudantes aptos/as para participarem do PIC-EM. O resultado final será divulgado no dia 25 de agosto, por meio de edital próprio a ser publicado no site prppg.unespar.edu.br.

Para mais informações, leia o edital, em casos não contemplados pelo documento, encaminhe um e-mail para o endereço prppg.pesquisa@unespar.edu.br.