Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PRPPG abre inscrições para Programas de Iniciação Científica para Ensino Médio

PRPPG abre inscrições para Programas de Iniciação Científica para Ensino Médio

Geral, Pesquisa

por Marina Santos Daum publicado: 29/03/2023 11h17 última modificação: 29/03/2023 11h17

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), por meio da Diretoria de Pesquisa (DIPE), divulgou um edital referente ao Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio - Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC-EM) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM). As inscrições acontecem entre os dias 5 e 20 de abril e poderão participar docentes efetivos e temporários da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Os/As estudantes poderão participar nas modalidades de voluntário/a e com bolsa e o prazo de vigência dos projetos será de 1º de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024.

EDITAL CLIQUE AQUI

INSCRIÇÃO DO/A DOCENTE CLIQUE AQUI

O processo de seleção do/a estudante é de responsabilidade das escolas que os/as docentes orientadores/as da Unespar indicarem para participar do programa. Ao surgir interesse por parte do/a estudante, as escolas precisam indicar um/uma professor/a supervisor/a do projeto, que trabalhe na própria escola. Caso alguma escola que não foi indicada, tenha interesse em participar dos Programas de Iniciação Científica, é necessário encaminhar um e-mail ao campus que desejar, conforme as orientações do edital.

O CONTATO DE CADA CAMPUS ESTÁ DISPONÍVEL NO ANEXO VI DO EDITAL

Os/As estudantes devem estar cursando o 1º e o 2º ano do Ensino Médio e deverão efetuar suas inscrições (anexo III do edital) junto ao/à supervisor/a da escola, apresentando todos os documentos elencados no edital.

O PIC-EM e o PIBIC-EM têm como objetivos possibilitar a inserção de estudantes de Ensino Médio em projetos e grupos de pesquisa da Unespar, despertar a vocação científica e tecnológica entre estudantes das escolas públicas, contribuir com a formação de pesquisadores/as, assim como incentivar, fortalecer e promover o desenvolvimento e disseminação da ciência a comunidade.

Para mais informações acerca dos Programas de Iniciação Científica, leia o edital e em casos não contemplados pelo documento, entre em contato com a PRPPG pelo e-mail prppg.pesquisa@unespar.edu.br.