Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores e estudantes participam da Reestruturação de Cursos

Professores e estudantes participam da Reestruturação de Cursos

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Reunião convocada pelo Centro de Ciências Humanas e Educação de Apucarana

Reunião convocada pelo Centro de Ciências Humanas e Educação de Apucarana

Os 67 cursos de graduação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estão mobilizados nas atividades do Programa de Reestruturação. Agora, na etapa de proposições das alterações curriculares, a comunidade acadêmica está discutindo os fundamentos teóricos e políticos dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) e tem demandado estudos e discussões coletivas. A fim de dar apoio teórico para a elaboração dos PPC’s, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) está constituindo os Núcleos de Estudos Pedagógicos (NEP’s) nos sete campi.

Na última quarta-feira, 08, o campus de Apucarana, foi sede de reunião convocada pela Direção de Centro de Ciências Humanas e Educação e conduzida pelos membros do NEP. Na oportunidade, os Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos de Letras (Português), Letras (Espanhol), Letras (Inglês), Matemática e Pedagogia, discutiram as bases epistemológicas dos cursos e as concepções de homem, sociedade e universidade, tendo como base os princípios e objetivos contidos nos documentos oficiais da Unespar.

Serviço Social
Os cursos de Serviço Social, ofertados nos campi de Apucarana e Paranavaí, também promoveram plenárias na semana passada com todas as turmas visando assegurar a participação dos estudantes nas atividades do Programa de Reestruturação. No evento, trataram sobre o funcionamento do programa, ressaltaram a importância das atividades para a consolidação da universidade e para trocas entre os dois cursos.

Nas plenárias constitui-se, ainda, uma comissão com representantes dos estudantes, para acompanhar as atividades do programa no âmbito dos colegiados. A próxima ação prevista é a consulta pública de texto que expressa os fundamentos que norteiam a elaboração do PPC. A comissão dos estudantes deverá realizar debates e apontamentos sobre o mesmo, permitindo uma construção conjunta entre docentes e estudantes.

União da Vitória
No campus de União da Vitória os debates foram realizados por alunos e egressos do curso de Filosofia. O Centro Acadêmico de Filosofia (Cafil) promoveu um encontro para tratar das demandas da ação da Prograd e suprir o interesse dos estudantes sobre o curso com a presença, também, de alunos desistentes, docentes e membros do NEP.

A coordenação do colegiado e os docentes apresentaram as questões mais relevantes no tocante ao curso e sobre o andamento do processo de reestruturação do PPC. Os membros do NEP expuseram as ideias básicas da criação do núcleo, as atividades formativas já ocorridas e ideias gerais a serem discutidas coletivamente. Os estudantes assumiram o restante da atividade com espaço para ouvir os egressos e debater sobre o curso e a reestruturação.

Avaliação
De acordo com a diretora de Programas e Projetos da Prograd, professora Neide Galvão Fávaro, as iniciativas comprovam o esperado e necessário envolvimento das diferentes instâncias da Unespar na construção do Programa. Ela reforça ainda para que todos os colegiados procurem envolver os estudantes nas discussões e promovam um amplo debate sobre a reestruturação de seus PPC’s. “A dinâmica adotada pelo Programa de Reestruturação tem procurado assegurar a autonomia e a liberdade de organização no interior dos cursos, o que tem proporcionado ricas e diversificadas iniciativas, expressando a riqueza de nossa característica multiregional e multicampi”, pondera.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Mário Cândido de Athayde Júnior, destaca que o programa tem assegurado a integração e a articulação em torno dos princípios comuns que caracterizam a identidade institucional da Unespar. “Os distintos eventos promovidos pela pró-reitoria como os Encontros Gerais e os Encontros de Cursos Afins reúnem os diferentes segmentos de nossa comunidade acadêmica e possibilitam atingir os objetivos que colocamos como meta”.

Segundo o pró-reitor, o cronograma previsto pela Prograd foi adequado às necessidades e demandas dos colegiados e, por solicitação de vários coordenadores de cursos, os próximos encontros foram reprogramados. No mês de julho, ocorrerá o III Encontro de Cursos Afins e, em agosto, está prevista a realização do IV Encontro Geral do Programa de Reestruturação dos Cursos. As convocações e as datas programadas serão comunicadas em breve.