Geral
Referência em Micropaleontologia, professor da Unespar ministrará curso na UEM
Geral
O professor Mauro Parolin, pesquisador na área de Paleoambientes, docente e coordenador do Laboratório de Estudos Paleoambientais (Lepafe) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Campo Mourão, vai ministrar uma disciplina no curso de extensão em “Paleontologia básica: conceitos, técnicas e desafios contemporâneos”. É o quarto ano que o curso é ofertado por meio do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Neste ano, o curso foi ampliado e nele foram inseridas muitas novidades para o público de interesse.
Para o curso, foram convidados especialistas paranaenses que atuam em diferentes áreas do ensino e pesquisa em Paleontologia e que trabalharão temas importantes divididos em dois grandes módulos: principais conceitos e técnicas básicas dessa ciência e desafios contemporâneos relacionados à atuação do paleontólogo em pesquisa e popularização do conhecimento científico.
Parolin ministrará a disciplina de Micropaleontologia, que foi incorporada ao curso com o objetivo de munir o aluno de subsídios que o ajudarão a entender essa linha de pesquisa que tem ganhado destaque devido à sua importância, por exemplo, na compreensão das mudanças climáticas enfrentadas pelo planeta e nas pesquisas na área da indústria do petróleo. “Na área Micropaleontológica no estado do Paraná, a Unespar, campus de Campo Mourão, vem desde 2007 participando ativamente no desenvolvimento de pesquisas voltadas a esta temática, muitas delas com recursos do CNPq e Fundação Araucária”, considera. De acordo com ele, tais pesquisas possibilitaram o aprimoramento de protocolos laboratoriais e a expansão do uso dos fitólitos e espículas de esponjas em trabalhos paleoambientais. Um dos trabalhos publicados indica, por exemplo que a vegetação de Cerrado está presente em Campo Mourão há mais de 7.280 anos.
O professor explica que o curso ocorre em um momento importante no cenário Paleontológico do Paraná, uma vez que o primeiro dinossauro paranaense foi descoberto recentemente, na nossa região, em Cruzeiro do Oeste. Trata-se do Vespersaurus paranaensis. “Nesse sentido, o curso é importante como incentivador para a formação de pesquisadores na área”, reitera Parolin. É importante lembrar que a Paleontologia estuda animais e vegetais que viveram no passado, através dos fósseis, onde esta ciência busca informações como a idade, condições de vida e morte do ser fossilizado, características e influências ambientais.
As inscrições para o curso seguem abertas até o dia 10 de agosto, somente pela internet. Podem participar professores, estudantes ou qualquer pessoa interessada. O curso acontece entre os dias 18 e 25 de agosto, sempre aos domingos, das 8 às 18 horas. São disponibilizadas 50 vagas, mas, caso sejam todas preenchidas, uma nova edição deve ser realizada futuramente. Mais informações pelo e-mail evertonando@hotmail.com ou pelo telefone (44) 3011-4930.
Serviço
Curso de extensão em “Paleontologia básica: conceitos, técnicas e desafios contemporâneos”
Inscrições: até 10 de agosto, pelo site
Data do curso: 18 e 25 de agosto
Horário: das 08 às 18 horas
Carga horária: 16h (com certificado)
Local: Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (Mudi)
Valor: R$50,00
Público-alvo: alunos, professores e demais interessados
Nº de vagas: 50 pessoas
Acompanhe a Unespar nas redes sociais
www.facebook.com/UnesparOficial
www.twitter.com/UnesparOficial