Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor cumpre agenda com instituições do Mercosul, na Argentina

Geral

Reitor cumpre agenda com instituições do Mercosul, na Argentina

Geral

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Reitor participa de seminário sobre integração regional e apoia diálogo entre Argentina e Reino Unido

Reitor participa de seminário sobre integração regional e apoia diálogo entre Argentina e Reino Unido

O reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), professor Antonio Carlos Aleixo, está participando de compromissos com instituições de Ensino Superior do Mercosul, na Argentina. A agenda iniciou na segunda-feira e será encerrada nesta sexta-feira, 18.

A Universidade Nacional do Nordeste (UNNE) foi a primeira a receber a visita do reitor e da assessora de Relações Internacionais, professora Gisele Onuki. Na segunda e terça-feira, os representantes da Unespar visitaram as Faculdades de Humanidade e de Artes, Desenho e Ciências da Cultura, que funcionam na cidade de Resistência. Os decanos das faculdades apresentaram as instalações e conversaram sobre perspectivas de projetos conjuntos.

Integração Regional – Na terça-feira, 15, Aleixo também participou do seminário “Integración Regional y la Educación Superior en el Marco del Mercosur y Zicosur”. O evento foi realizado na sede da reitoria da UNNE, em Corrientes, com a participação de reitores, dirigentes de universidades assim como especialistas do tema e enviados especiais. O objetivo principal foi discutir sobre o papel do Ensino Superior no Mercosul e a integração regional.

A reitora da UNNE, professora Delfina Veiravé, presidiu a mesa de abertura do evento e enfatizou que o trabalho realizado pelas universidades que integram o Zicosur e a Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) fazem parte de uma política de Estado destinada a consolidar a ligação entre os países desses grupos. Além disso, fez um pedido público pela soberania das Ilhas Malvina e solicitou apoio dos presentes para uma foto que estimula o diálogo entre a Argentina e o Reino Unido.

O seminário foi organizado pela AUGM e a Zicosur Universitária, essa última que atua colaborando com atividades relacionadas ao processo de internacionalização das instituições de Ensino Superior. Ambas, possuem integração de universidades do Mercosul.