Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor empossa Diretores dos Centros de Áreas.

Reitor empossa Diretores dos Centros de Áreas.

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 16, a reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) empossou os diretores dos Centros de Áreas. No total, a instituição possui 15 centros que são divididos entre os sete campi. A formatação, segundo o regimento, é organizada por um ou mais áreas de conhecimento e que congrega um conjunto de cursos de graduação e programas de pós-graduação.

Como lembra o reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, esses são os primeiros diretores de centros eleitos pela comunidade universitária. “Essa é uma novidade na organização da universidade, pois tínhamos outra estrutura. Desde a semana passada os diretores foram nomeados e já podem desempenhar suas respectivas funções. Em conjunto teremos importantes discussões para aprofundar e desenvolver as políticas institucionais”, diz.

Os diretores integram o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) ao lado dos representantes dos agentes universitários e acadêmicos da universidade. A solenidade abriu a programação das atividades realizadas no Hotel Sheldon, em Paranavaí.

Além da posse, o período da manhã contou com uma palestra proferida pelo diretor do Centro de Educação, Letras e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, Fernando José Martins. Em sua fala, caracterizou o “centro de área como o locus mais importante para a constituição da universidade” e abordou as responsabilidades dos dirigentes.
Diretores – Assumiram os centros do campus de Apucarana, os professores Rosângela Norvila Valério (Ciências Humanas e da Educação) e Leonardo Fávero Sartori (Ciências Sociais Aplicadas). No campus de Campo Mourão, os diretores são os professores Adalberto Dias de Souza (Centro das Sociais e Aplicadas) e Carlos Nilton Poyer (Centro das Ciências Humanas e da Educação).

O campus de Curitiba I (Embap) tem como diretores os professores Juliane Fuganti Casagrande (Centro de Artes) e Denise Silvia Boruch (Centro de Ciências Humanas e da Educação). Já no campus Curitiba II (FAP) assumiram os centros, os professores Salete Paulina Machado Sirino (Centro de Artes) e André Acastro Egg (Centro de Ciências Humanas, Educação e Saúde).
Em Paranaguá, os primeiros diretores de centro são os professores Mary Sylvia Miguel Falcão (Centro das Ciências Humanas, Biológicas e da Educação) e Adilson Anacleto (Centro das Ciências Sociais Aplicadas).

Os professores, Nilva de Oliveira Brito dos Santos; Julio Ernesto Colla e Maria Antonia Ramos Costa, foram empossados pelo campus de Paranavaí, respectivamente, como diretores dos centros de Ciências Humanas e da Educação; Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde. Além disso, pelo campus de União da Vitória, tomaram posse as professoras Daniela Roberto Holdefer (Centro das Ciências Exatas e Biológicas) e Nájela Tavares Ujiia (Centro das Ciências Humanas e da Educação).

ca-posse