Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor participa de reunião com Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação

Reitor participa de reunião com Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23
Exibir carrossel de imagens Reunião com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação

Reunião com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação

Em Brasília, o reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), professor Antonio Carlos Aleixo, participou de reunião com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, nesta quarta-feira, 15. O encontro contou com a presença de dirigentes de 18 instituições públicas de ensino filiadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Um dos principais pedidos dos dirigentes presentes na reunião é para que os editais do ministério contemplem todas as instituições de Ensino Superior de modo que permita, também, a participação das universidades estaduais e municipais. Além disso, o ministro conheceu mais sobre a Abruem, que atualmente possui 45 instituições filiadas em 25 unidades da federação, e foi convidado para o Fórum da associação que será realizado entre os dias 27 e 30 de maio, no Rio de Janeiro.

O ministro questionou se a Abruem já havia feito essa solicitação antes e se haviam obtido retorno. Os dirigentes da Abruem informaram que isso já havia acontecido, porém sem retorno do MCTI. Aldo Rebelo se mostrou favorável à participação e afirmou que irá avaliar com sua equipe quanto às questões técnicas da participação das instituições estaduais e municipais e que dará retorno aos dirigentes.

Segundo Aleixo, a reunião foi agendada com o objetivo de fortalecer e viabilizar maior aporte do Governo Federal às instituição que integram a Abruem. “A Abruem abriu um canal importante o ministro Aldo Rebelo. Pois, em geral, o Ministério da Ciência e Tecnologia possui uma relação mais próxima com as universidades federais”, avalia.