Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor receberá comenda da Academia Mourãoense de Letras

Reitor receberá comenda da Academia Mourãoense de Letras

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Reitor receberá a homenagem neste sábado, 21 de maio

Reitor receberá a homenagem neste sábado, 21 de maio

A maior honraria concedida pela Academia Mourãoense de Letras (AML) – a Comenda Vida e Liberdade – será entregue neste sábado, 21, ao reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), professor Antonio Carlos Aleixo, e ao ex-diretor da então Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), professor Agenor Krul.

Os professores foram escolhidos como uma forma de valorização pelas respectivas trajetórias profissionais. Conforme os representantes da entidade, os homenageados são de gerações e trabalhos diferentes, mas que se complementam no intuito de oferecer acesso e permanência no Ensino Superior.

A Comenda Vida e Liberdade demonstra ainda o reconhecimento a personalidades que contribuíram e continuam contribuindo, sobretudo, para o desenvolvimento da educação e da cultura. Além disso, foi criada como uma ação comemorativa ao aniversário de fundação da AML.

A solenidade de entrega da honraria será realizada às 19h30, no anfiteatro da Unespar, no campus de Campo Mourão. Na oportunidade também ocorrerá a solenidade de posse da nova diretoria da associação para o biênio 2016/2018. A escritora Ester de Abreu Piacentini assumirá a presidência em substituição ao escritor e historiador, Jair Elias dos Santos Júnior.

Homenageados
Aleixo é reconhecido pela Academia Mourãoense de Letras pela contribuição em prol da educação e cultura de Campo Mourão e do Estado do Paraná. Graduado em Letras e mestre em Estudos Literários, atualmente responde como reitor da Unespar. Além disso, já foi diretor da então Fecilcam, que hoje é um dos campi da Unespar, por duas gestões. Na educação básica, atuou como professor na rede estadual, participou de movimentos sociais e religiosos e foi presidente do Núcleo da APP-Sindicato de Campo Mourão.

Krul participou do processo de criação da primeira instituição de ensino superior de Campo Mourão e região, a Facilcam. Colaborou também com a administração da entidade e coordenou a fundação mantenedora da faculdade durante o período em que foi instituição particular. Foi professor e diretor do Colégio Estadual, chefe do Núcleo Regional de Educação, diretor e professor da então Fecilcam.