Geral
Reitora destaca investimentos no Campus de Campo Mourão garantindo melhorias na infraestrutura
Geral
Na última sexta-feira, dia 11 de julho, a reitora da Unespar, professora Salete Paulina Machado Sirino, analisou em reunião com a diretora geral do Campus de Campo Mourão, professora Ceres América Ribas, todos os avanços e melhorias realizadas nas instalações da Unespar na cidade.
A reitora destacou que no último quadriênio (2021-2024) foi investido mais de 12,5 milhões de reais no Campus, o que permitiu importantes contratações para melhoria em sua infraestrutura que, quando concluídas, impactarão significativamente na qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão universitária e das atividades técnico-administrativas da comunidade acadêmica, como apresentado no gráfico produzido pela Pró-reitoria de Planejamento:
Em 2022, foram iniciados os processos de contratação dos projetos de acessibilidade, sistemas elétricos, projeto de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e projeto técnico de prevenção de incêndio e desastres - PTPID, além do projeto para a modernização da cobertura da sede central do campus de Campo Mourão e reformas pontuais em áreas da cobertura e em partes dos pisos no acesso ao auditório.
Em 2024, por meio da Encomenda Governamental 01/2024, viabilizada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foram aprovados os projetos de reforma completa da rede elétrica, de instalação do SPDA e das obras de acessibilidade do Campus Central, que oferecerão melhores condições de acessibilidade e também a atualização dos sistemas das instalações elétricas que deverá atender a demanda de consumo para novos equipamentos e aparelhos de ar-condicionado.
Ainda com a EG 01/2024, foi possível a contratação da elaboração do pátio e a retomada da construção do novo bloco do Campus Silvio Turci, que estava paralisada devido à falta de investimento para sua conclusão, totalizando mais de 1,200 m². Outra importante obra em andamento é a reforma do imóvel que sediará a primeira Moradia Estudantil da Unespar, proposta apresentada pela professora Andréa Sério em 2023, período em que foi pró-reitora da Propedh.
No período do quadriênio, destaca-se o ano de 2024, quando o campus teve um orçamento total de quase R$ 8 milhões. Os recursos garantiram as despesas para o funcionamento do campus, as políticas de bolsas e os recursos para o PAA – Plano anual de Atividades dos Cursos, além dos investimentos em infraestrutura, e a aquisição de equipamentos de informática e robótica para laboratórios, TVs 65 polegadas, dois veículos, móveis, melhoria no sistema de internet, datashows, fogões, aparelhos de ar-condicionado, troca de cortinas de todas as salas, dentre outras melhorias.
Para a diretora do Campus, professora Ceres, a estrutura que o campus possuía e a falta de recursos até então limitava as ações da Universidade principalmente em termos de expansão de atividades, e o bem-estar de estudantes, docentes e agentes universitárias(os). “Esses investimentos são, historicamente, um divisor de águas para o Campus. Representam um novo momento da Unespar, que investe nos seus campi e garante a valorização da comunidade acadêmica, expansão e inclusão”, destacou a diretora.
A reitora, Professora Salete, enfatiza que “nas visitas aos campi, é uma alegria verificarmos que muitas ações estão sendo realizadas, viabilizando melhorias significativas na infraestrutura, mas também em relação aos equipamentos e serviços prestados à comunidade acadêmica. Nossa luta é em prol de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, buscando sempre posicionar-se junto às grandes universidades oferecendo ensino, pesquisa, extensão e cultura com excelência”.