Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoras e Reitores integrantes da ABRUEM participam de audiências com 3 ministérios brasileiros e com o vice-presidente da República

Geral, Ensino

por Helio Sauthier publicado: 10/03/2023 09h42 última modificação: 10/03/2023 09h42

Nesta quinta (8/3), as reitoras e reitores que integram a Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), participaram, em Brasília, de audiências com 3 ministérios brasileiros e com o vice-presidente, Geraldo Alckmin.

A primeira audiência ocorreu com a Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, na sequência foram recebidos pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana. Também foram recebidos pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência, Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Encerrando as audiências, a reunião ocorreu com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

A ABRUEM, representando 47 instituições públicas brasileiras de ensino superior, considera que pautar efetivamente uma política pública de abrangência, consolidação e expansão da Educação Superior no Brasil deve integrar as Universidades Estaduais e Municipais que são parte vital do desenvolvimento do sistema Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil.

Neste sentido, foram apresentadas pautas com vistas a inclusão das Universidades Estaduais e Municipais em políticas públicas e programas com recursos da União, de modo a garantir a democratização e a equidade na divisão de recursos para fomento das ações de ensino, pesquisa e extensão financiados pela União para as universidades estaduais, municipais e federais.

A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, parabeniza o presidente e a equipe da ABRUEM pela organização de importantes agendas, "estas audiências foram muito importantes para que as reitoras e reitores das Universidades Estaduais e Municipais públicas brasileiras pudessem debater sobre pautas fundamentais, dentre elas, a assistência estudantil, visando a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica".