Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitores das Universidades Estaduais participam de reunião com o Governador do Estado

Geral, Ensino

por Helio Sauthier publicado: 06/10/2021 08h56 última modificação: 05/07/2022 08h30

Nesta terça, 5/10, as reitoras e reitores da Universidades Estaduais do Paraná, por meio da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), participaram de uma reunião com o Governador do Estado do Paraná, Sr. Carlos Massa Ratinho Junior, para discussão dos seguintes itens de pauta:  Estrutura administrativa das IEES – Lei nº 20.225/2020 e Lei Geral das Universidades e Condições de trabalho e Custeio nas IEES.

Na reunião, foi entregue ao governador documento que apresentou demandas das universidades. No ofício, apresentou-se a necessidade de contratação de agentes técnicos universitários, destacando a urgência na autorização, considerando o aumento significativo nos desligamentos de servidores. Por meio do documento, os reitores solicitaram também a autorização para realização de serviços extraordinários (horas extras), considerando a necessidade de continuidade dos serviços prestados, sobretudo na área da saúde.

Também foi realizada a solicitação de aplicação total da Lei de Cargos, a regularização de todos os itens previstos na Lei, uma vez que a falta de implantação das gratificações aos coordenadores dos cursos vem causando problemas de gestão administrativa. Por fim, o documento assinado pelos reitores solicita a destinação de orçamento de custeio, recordando que, desde 2015, os orçamentos das universidades vêm sofrendo sucessivos cortes em sua recomposição, acarretando o risco de descontinuidade das atividades essenciais.

A presidente da Apiesp e reitora da UENP, professora Fátima Padoan, destacou o comprometimento do governador para a resolução das questões. “Nós solicitamos o apoio do governador para as questões urgentes das nossas universidades. As demandas apresentadas não se referem a aumento de despesas, uma vez que todas têm a finalidade de recomposição orçamentária, seja para recursos humanos seja para custeio”, explica. Fátima aproveitou para agradecer o atendimento do governador. “Na reunião, houve o compromisso do governador Ratinho Junior para as resoluções dessas questões apresentadas pelas nossas Universidades Estaduais”, destacou.

A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, enfatizou a necessidade e urgência da autorização para realização de PSS para contratação de agentes universitários, considerando que a Unespar conta com número extremamente reduzido de agentes para atender sete campi em seis municípios do Paraná.

Participaram da reunião, os reitores das Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Sérgio Carvalho; de Maringá (UEM), Júlio César Damasceno; do Norte Pioneiro (UENP), Fátima Padoan, de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto; do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Alexandre Almeida Webber; do Centro-Oeste (UNICENTRO), Fábio Hernandes; e do Paraná (UNESPAR), Salete Machado Sirino, além do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.