Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria solicita apoio de deputados para manutenção do Pibid

Reitoria solicita apoio de deputados para manutenção do Pibid

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

Como parte do compromisso em apoiar a manutenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), o reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), professor Antonio Carlos Aleixo, encaminhou a carta recebida dos participantes do programa na universidade aos deputados federais paranaenses.

Segundo o reitor, o Pibid é uma ação importante não só em nível institucional. “A carta foi entregue na íntegra para que os representantes do Paraná na Câmara possam auxiliar não só na manutenção, mas se possível na ampliação do programa. Toda a educação ganha com o Pibid, pois temos visto um maior diálogo, interação e participação entre as escolas básicas e o ensino superior”, observa Aleixo.

A carta foi elaborada durante o II Seminário e IV Encontro Pibid Unespar, nos dias 3 e 4 deste mês, realizado no campus de Campo Mourão, pelos cerca de 900 participantes do evento que reuniu bolsistas, licenciandos e professores da Educação Básica e do Ensino Superior. Com o documento, reconhecem e apresentam a relevância do Pibid. Observam, por exemplo, que o programa valoriza a formação de professores e apontam cinco aspectos que consideram fundamentais na Política Pública de Formação de Professores.

A produção do documento foi motivada a partir dos rumores sobre cortes no Orçamento Federal destinados à educação. Pois, como explicam, o programa é uma iniciativa do Ministério da Educação e está vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela manutenção das bolsas e subprojetos.

“Nosso principal objetivo neste momento é o apoio dos deputados para a manutenção integral, no formato em que o temos no momento. A Unespar possui, atualmente, mais de 800 bolsistas desenvolvendo atividades nos sete campi e em dezenas de escolas públicas paranaenses”, argumenta o reitor, professor Antonio Carlos Aleixo.

O reitor salienta ainda que a intenção é incluir o assunto na pauta da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).