Geral
Relatório Anual de Atividades - 2025
Geral
O ano de 2025 marca o início da gestão da Reitoria no período de 2025 a 2028, que, além de reafirmar os compromissos de nossa gestão nos quatro anos anteriores, traz consigo novos desafios e caminhos para serem conquistados. Nosso compromisso sempre foi por uma gestão democrática, participativa, que coaduna com a vontade de construir uma universidade forte, de excelência e inclusiva, que prioriza os direitos das pessoas e valoriza seus talentos.
Nesse sentido, prosseguimos realizando os Concursos Públicos para as carreiras de docente e de agente universitário, Processos Seletivos Simplificados, em consonância com as vagas autorizadas pela Portaria 55/2022 – SETI, passando a contar com mais de 360 agentes universitárias(os) e mais de 770 professoras e professores efetivos. Desta forma, tivemos um salto quantitativo e qualitativo para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e de gestão, priorizando o atendimento aos campi, com o objetivo de propiciar o desenvolvimento das ações de ensino, de pesquisa e de extensão e cultura, bem como as atividades administrativas relacionadas à gestão.
Mantemos firmes nossa posição em consolidar o processo de autonomia dos campi, assegurando recursos orçamentários adequados para o planejamento de suas ações. Em todos os campi, temos garantido a manutenção dos espaços e o atendimento das necessidades relacionadas ao custeio e investimentos, a fim de proporcionar a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão e cultura.
Essas ações têm permitido que os campi realizem a modernização dos laboratórios, aquisição de novos equipamentos, renovação da frota de veículos, promovendo a melhoria dos espaços de formação, com equipamentos e materiais de ensino para qualificar a formação de nossos estudantes. Hoje a Unespar conta com mais de 80 cursos de graduação, 13 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e 14 Cursos Lato Sensu, contamos com uma comunidade acadêmica de mais de 10 mil pessoas, para as quais buscamos sempre as melhores condições.
É preciso registrar que a Secretaria de Ciência, Tecnologia, e Ensino Superior – SETI tem sido sensível às urgências apresentadas pelas universidades estaduais, apoiando as ações de infraestrutura, acessibilidade, bem como as atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão e cultura por meio de Encomendas Governamentais e outros projetos estratégicos.
Também foram ampliadas as ações de permanência, com destaque para o aumento considerável de bolsas com critérios socioeconômicos de seleção, o desenvolvimento do Auxílio Alimentação e do Programa de Refeições Subsidiadas, que promoveram a segurança alimentar em nossos campi, enquanto projetos de novos restaurantes universitários e moradias estudantis estão em curso. Investimos em vários processos de inclusão educacional com a regulamentação de procedimentos institucionais de acessibilidade pedagógica e comunicacional e com a contratação de profissionais da equipe de Atendimento Educacional Especializado.
Embora a Unespar esteja presente em 6 municípios e em diferentes regiões, como a universidade mais nova no estado ainda não conta com uma sede própria. Para tanto, em 2022, viabilizamos recursos para a contratação dos projetos arquitetônicos e afins necessários para a construção de um prédio próprio, em terreno já cedido pela prefeitura de Paranavaí. Desde então, temos empreendido ações na esfera estadual e federal para que essa obra possa sair do papel. Neste ano, com o apoio do Secretário da SETI, Professor Aldo Nelson Bona, foi possível a viabilização de recursos para a construção da tão sonhada e necessária sede da Reitoria da Unespar, cujo processo licitatório para a execução da obra de mais de 3 mil metros quadrados, orçada em mais de 8 milhões de reais, encontra-se em fase de homologação.
Por fim, destaca-se a atuação da reitoria, em conjunto com a equipe diretiva do campus de União da Vitória, no processo de incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) à Unespar, autorizado pela Lei Estadual nº 22.859, de 05 de dezembro de 2025, primando sempre pelo diálogo e a construção coletiva, de forma democrática e participativa. A proposta aprovada foi construída a partir de estudos técnicos, coordenados pela SETI, considerando aspectos como demanda pelos cursos, orçamento, estrutura patrimonial, impactos sociais e pedagógicos.
Destacamos a evolução da Unespar na participação em Editais de fomento, o que revela seu potencial no desenvolvimento de pesquisas, na execução de ações de extensão e de cultura, além do fortalecimento na área do ensino.
Somos a terceira maior universidade estadual pública do Paraná, composta por sete campi situados nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba com dois campi, Paranaguá, Paranavaí com sua extensão em Loanda, e União da Vitória. Contamos também com a Academia Policial Militar Do Guatupê – APMG e Escola Superior de Bombeiros (ESBM), localizadas em São José dos Pinhais, vinculadas academicamente à Unespar.
As ações, que serão apresentadas neste relatório, têm demonstrado que a Unespar é uma universidade forte, de excelência, verdadeiramente inclusiva, que tem feito a diferença na vida de milhares de pessoas das cidades e região onde seus campi estão localizados.
Respeitosamente,
Professora Dra. Salete Paulina Machado Sirino
Reitora da Universidade Estadual do Paraná




