Geral
Reunião de encerramento do programa Unespar 60+ faz balanço do ano e esboça ações para 2024
Geral, Extensão
O Unespar 60+, programa de extensão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) que traz ao ambiente acadêmico pessoas idosas para socializar, aprender e ter qualidade de vida, apresentou em reunião remota, realizada na manhã de ontem (19), os resultados obtidos em 2023 e ações para o próximo ano.
O encontro virtual contou com a presença do coordenador do Unespar 60+, Sebastião Cavalcanti Neto, bem como de seus equivalentes nos projetos voltados à pessoa idosa preexistentes nos campi da instituição e posteriormente integrados ao programa: de Paranavaí, Maria Antônia Ramos Costa, coordenadora da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi); de Campo Mourão, Divania Luiza Rodrigues, coordenadora do Centro de Apoio e Desenvolvimento do Idoso (Cadi); de União da Vitória, Roseli Klein, coordenadora da Faculdade da Terceira Idade (Fati) e, de Paranaguá e Pontal do Paraná, Sebastião Cavalcanti Neto, que também coordena a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) e a Unati Litoral.
Entre as realizações do ano corrente expostas pelos coordenadores durante a reunião, foram relatadas parcerias com prefeituras e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ofertas de palestras, oficinas e a participação dos integrantes dos projetos em ações de interação com a comunidade por meio de campanhas (de coleta de tampas plásticas para troca em fraldas, de agasalhos e de confecção de itens de inverno para pessoas em situação de rua a partir da doação de materiais). O estímulo ao protagonismo das pessoas idosas, por meio da atuação em cerimoniais, a elaboração de livros “artesanais”, os convites a profissionais para elaboração de palestras e a produção de roupas com material reciclado e o posterior desfile com as peças decorrentes do trabalho também foram reportados pelos coordenadores. Sem contar a história de Maria Alves dos Santos, a Dona Santinha, de 71 anos, ex-participante do Unespar 60+ aprovada no vestibular de pedagogia que se tornou bolsista do próprio programa.
Para 2024, os coordenadores locais observaram, praticamente em uníssono, a necessidade de maior investimento – interno e externo – no programa e de incremento na divulgação do Unespar 60+, visando ao fortalecimento da marca e, dessa forma, à expansão das ações voltadas à pessoa idosa no âmbito da instituição.
Neto exaltou as realizações do programa, mas frisou a necessidade de maior articulação entre as partes para a consolidação efetiva do Unespar 60+. Também informou o aporte “a princípio” de R$ 100 mil a ser enviado pela Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para a manutenção de bolsistas e materiais de consumo, bancados, hoje, com recursos dos próprios docentes envolvidos no programa.
Entre os planos para o próximo ano, o coordenador informou a entrada em operação de três novos projetos, somando-se aos seis já estabelecidos, a criação de um site, detalhando todas as ações dos campi integrados, bem como informações relativas ao Unespar 60+ em geral. Neto também comunicou que as matrículas para o novo semestre letivo serão realizadas em formulário hospedado no site da Unespar, além de antecipar o desejo de iniciá-lo no Dia Internacional da Mulher – 8 de março – em homenagem ao público majoritário (85%) do programa, com aula magna remota relativa ao tema. No campo das aspirações, o coordenador ainda externou o sonho de formar um colegiado específico do Unespar 60+ com três docentes por campus.