Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião discute apoio federal para assistência estudantil

Reunião discute apoio federal para assistência estudantil

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Demandas da Unespar foram discutidas no Ministério da Educação

O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) foi o principal assunto da reunião realizada no Ministério da Educação (MEC), semana passada, com representantes das universidades estaduais do Paraná (Unespar) e do Norte do Paraná (UENP), em Brasília.

As diretrizes do Pnaes prevêem assistência em moradia, alimentação, transporte e outros segmentos. O benefício é utilizado para o atendimento de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presenciais da educação superior pública federal. Na reunião, as instituições conversaram no sentido de que o Governo Federal também estenda a política para as universidades estaduais.

Segundo o vice-reitor da Unespar, professor Antonio Rodrigues Varela Neto, a expectativa é de que com o apoio possa ser garantida a permanência dos estudantes de modo que viabilize a conclusão do curso de graduação. “A evasão, por diferentes motivos, é uma realidade na universidade e queremos diminuí-la ao máximo. A Unespar está trabalhando no sentido de criar condições para que o aluno ingresse e conclua o Ensino Superior. Por isso, a perspectiva de nossa atuação é a da inclusão social e que também permita a melhoria do desempenho e da qualidade de vida dos estudantes”, explica.

Na oportunidade, foram apresentadas as condições e características das respectivas universidades que atualmente possuem campi em Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Panaravaí, União da Vitória, Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio.

A senadora, Gleisi Hoffmann, também participou da reunião quando conversou sobre a necessidade de investimentos em infraestrutura para consolidar as universidades que são as mais novas do sistema estadual.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento, professor Sydnei Kempa, também esteve entre os representantes da Unespar e o pró-reitor da Uenp, Bruno Ambrozio Galindo. As comitivas das universidades foram recepcionadas pelo secretário executivo do Ministério da Educação, Luis Cláudio Costa; pelo secretário de Educação Superior, Jesualdo Farias; e o chefe da assessoria parlamentar do ministério, Leandro Cerqueira.