Geral
Revista Vórtex, do PPGMus/Unespar, agora integra a coleção SciELO
Geral, Pesquisa
A Revista Vórtex (ISSN 2317–9937), vinculada ao Programa de Pós-graduação em Música (PPGMus), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e reconhecida com Qualis A1, foi aceita na coleção SciELO, uma biblioteca virtual de revistas científicas brasileiras em formato eletrônico. A conquista reflete o compromisso da Vórtex com a excelência acadêmica e seu alinhamento com padrões internacionais de divulgação científica.
Atualmente, a equipe editorial está implementando as adequações exigidas pelas diretrizes da SciELO. Em breve, a revista passará a aceitar submissões tanto no formato tradicional de avaliação duplo-cega, quanto no modelo de ciência aberta, permitindo também PrePrint.
Segundo o editor da Vórtex e professor do PPGMus, Felipe Ribeiro, com a parceria a Revista ganha muita visibilidade: “Integrar a coleção SciELO posiciona a Revista Vórtex em um cenário de visibilidade internacional, tornando seu acervo acessível para o público global e ampliando sua presença no meio digital. Esse alcance proporciona não apenas uma disseminação maior do conteúdo da revista, mas também projeta o nome da Unespar para pesquisadores e instituições de diversos países.”
O professor declarou também que para o Mestrado em Música e para a Unespar, “essa conquista reafirma nosso compromisso com a produção de conteúdo de qualidade, comprovando que nossa universidade contribui significativamente para a sociedade civil e para a comunidade acadêmica. Em suma, é uma confirmação de que o trabalho que realizamos é relevante e atende aos mais altos padrões de excelência”.
Para o docente e coordenador da graduação em Composição e Regência e do PPGMus, e também editor da Revista Fábio Poletto, “é uma grande honra receber o convite para integrar a Coleção SciELO. O rigoroso processo de avaliação para admissão de novos periódicos realizado pela SciELO constitui a confirmação do trabalho de excelência realizado pela Revista Vórtex em seus 10 anos de existência”, declara, acrescentando que o periódico “é o mais bem avaliado na área de música no país.” Disse ainda que assumiram o compromisso “com a seriedade no compartilhamento do conhecimento científico, em consonância com as diretrizes da Ciência Aberta, com o acesso livre e com as boas práticas editoriais. Temos a convicção de que entramos em nova fase, consolidando o trabalho da Revista Vórtex e de uma ampla rede de colaboradores nacionais e internacionais.”
Mais informações: https://periodicos.unespar.edu.br/vortex/announcement/view/152