Geral
Salete Paulina Machado Sirino é reconduzida ao cargo de reitora da Unespar
Geral
Na noite de 18 de dezembro, ocorreu a sessão pública e solene de recondução da professora Dra. Salete Paulina Machado Sirino ao cargo de Reitora da Universidade Estadual do Paraná, Unespar, e a transmissão do cargo de Vice-Reitor ao professor Dr. Carlos Alexandre Molena Fernandes, para o mandato 2025-2028, nomeados por meio do Decreto Estadual 7733 de 29 de outubro de 2024, após eleição direta, realizada no ano de 2024, com índice de 85,75% dos votos.
A cerimônia aconteceu no Centro de Conferências Luzia Bana, nas dependências da Unespar de Paranavaí e contou com a presença do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, que deu posse à Reitora e ao Vice-reitor, em nome do Governador do Estado do Paraná, Senhor Carlos Massa Ratinho Júnior.
Também estavam presentes os Reitores das demais universidades estaduais do Paraná, UEM, UEL, UEPG, UNICENTRO, UNIOESTE, e o Pró-reitor de Administração e Finanças da UENP, direções dos sete campi da Unespar, equipes da Reitoria e Pró-reitorias, docentes, agentes universitários(as), estudantes e autoridades locais. Foi um momento de comemoração e reflexão sobre os desafios e avanços da Unespar.
Durante o evento, foi resgatado o histórico de criação da Unespar, bem como o fato de hoje ela ser reconhecida como referência em educação superior de qualidade, fruto do intenso trabalho realizado, conjuntamente, por centenas de pessoas, desde a sua criação no ano de 2001 e credenciamento doze anos depois, no dia 05 de dezembro de 2013, por meio do Decreto Estadual n.º 9.538. Juntas, FECEA, FECILCAM, EMBAP, FAP, FAFIPAR, FAFIPA e FAFIUV, deram origem à Unespar, alcançando seis grandes regiões do estado.
O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Aldo Nelson Bona, destacou que o momento marca a renovação de compromissos com a gestão institucional. “A posse da reitoria de uma universidade é sempre um momento solene e importante porque marca a renovação de compromissos com a gestão institucional, marca a definição dos rumos que se propõe para a instituição. Por isso, participamos com bastante alegria deste momento, sobretudo porque a Unespar vive um momento muito distinto na sua trajetória de consolidação como universidade, constituindo um quadro de pessoal, avançando na oferta de projetos, avançando no stricto sensu”, afirmou Bona.
“Sem dúvida nenhuma isso colocará a instituição num novo patamar de destaque em nível nacional e internacional. Por isso desejo à nova gestão, não só à reitora e ao vice-reitor, mas a toda a equipe que eles constituíram, que tenham quatro anos de profícuo trabalho em favor da sociedade paranaense com as contribuições do Sistema Estadual de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia”, comentou o Secretário.
Do mesmo modo, a Reitora empossada, Profa. Dra. Salete Machado Sirino, comentou sobre a importância de dar continuidade ao trabalho desenvolvido em sua primeira gestão, ressaltando o compromisso com a democratização do acesso, a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, com a valorização de docentes, agentes universitários(as) e estudantes da Unespar. “Com imensa honra e alegria, eu assumo o compromisso da recondução ao cargo de Reitora da Unespar por mais quatro anos. É uma grande responsabilidade ser a reitora da terceira maior universidade estadual pública do Paraná, com uma comunidade acadêmica composta por mais de 12 mil pessoas, entre estudantes, agentes e docentes. Uma universidade com grande relevância social e econômica para o estado do Paraná, com importante atuação regional nos sete campi situados nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí com a extensão em Loanda, União da Vitória, além da APMG, vinculada academicamente à Unespar”.
A professora Salete destacou a relevância das conquistas nas políticas de assistência estudantil que tiveram um aumento de 700% em quantidade de bolsas com critérios socioeconômicos de seleção durante essa gestão e comemorou a avalição do Ministério da Educação, “Nós temos hoje 80 cursos de graduação, 14 programas de pós-graduação e inúmeros projetos de pesquisa, inovação, extensão e cultura. Na avaliação do MEC, saímos de nota 3 e avançamos para a nota 4. Nós temos uma universidade com políticas voltadas à permanência estudantil, à defesa dos direitos humanos, à recomposição do nosso corpo de agentes e de docentes efetivos, sem descuidar dos investimentos necessários em infraestrutura”, afirma Salete.
A reitora ainda destacou em sua fala o avanço na ampliação do quadro de agentes e docentes efetivos. “Para se ter uma ideia, quando nós assumimos em 2021, contávamos apenas com 115 Agentes Universitárias(os) e 591 Docentes. Hoje, por meio dos concursos que realizamos e das nomeações que foram possíveis, nós tivemos uma significativa ampliação. Temos 246 Agentes Efetivos e, nessa semana abrimos um novo concurso com mais 59 vagas. Entre outubro de 2023 e dezembro de 2024, foram nomeados mais 196 Professoras e Professores, com essa ampliação a Universidade passa a contar com 787 Docentes Efetivos”.
A reitora ainda relatou sobre as diversas licitações para reformas e ampliações que estão sendo viabilizadas na Unespar. “As defasagens de infraestrutura estão sendo superadas por meio da atualização dos equipamentos e instrumentos de laboratórios, reformas e conclusão de obras, viabilização de projetos e execução de acessibilidade, dentre inúmeras ações, que neste ano tiveram o recorde de investimentos, são 55 milhões e 95 processos licitatórios. Todo esse trabalho resulta da ação coletiva, do profissionalismo e compromisso com a Unespar de toda equipe de gestão da reitoria e dos sete campi de nossa Universidade”, destacou.
Ao finalizar, a reitora agradeceu ao apoio e trabalho realizado pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, “Também expressamos nosso agradecimento pelo vital trabalho do Professor Aldo Nelson Bona, como Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que garante a autonomia às Universidades para a realização e homologação dos Concursos Públicos, de parâmetros orçamentários que viabilizam as condições de planejamento para o pleno funcionamento e o desenvolvimento das IEES”, e destacou a importância do diálogo e companheirismo na gestão, “Muito caminhamos e temos muito a caminhar, com a crença de que o diálogo, o companheirismo e o respeito mútuo tenham sempre protagonismo em nossas ações”, afirmou Salete.
O vice-reitor, professor Carlos Alexandre Molena Fernandes, agradeceu pela confiança e se comprometeu em trabalhar pelo crescimento da Unespar. “É com grande honra e responsabilidade que assumo o cargo de vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná. Quero agradecer à magnífica reitora, professora Salete, pela confiança depositada em mim. Pretendo contribuir para construir uma universidade cada vez mais inclusiva, diversificada e conectada às necessidades da sociedade. Me responsabilizo ainda em trabalhar com muita transparência, diálogo e respeito mútuo”, afirmou Molena.
Para além dos dados apresentados nos pronunciamentos, a solenidade também foi uma noite de fortes emoções e grande significado, pois uma mulher foi novamente eleita e reconduzida ao cargo de Reitora da Universidade Estadual do Paraná, Unespar. Nesse sentido, foi dado um destaque especial à participação das mulheres na universidade, como foi visto principalmente por meio do pronunciamento da professora Dra. Andréa Sério, Pró-Reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos.
Em sua fala (confira o discurso aqui), a professora Andréa destacou “a honra e a responsabilidade que mulheres - que contrariam estatísticas e ocupam espaços de poder - compartilham com outras, que em diferentes épocas e contextos, desafiaram preconceitos, lutaram por direitos e deixaram um legado em nosso país”.
Como forma de homenagear a professora Salete, reconduzida ao cargo de Magnífica Reitora da Universidade Estadual do Paraná, Unespar, foram lidos os poemas “Ressonâncias”, do livro Margens e Frestas, da poeta Noemi Ansay, Diretora do Campus II- FAP, e “À Magnífica Reitora Salete”, poema escrito pelo professor José Maia, integrante do gabinete da SETI.