Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior realiza visita ao Campus de Paranaguá.

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

Na manhã desta segunda-feira (05/05), o prof. José Carlos Gomes, Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná esteve visitando o Campus da Universidade Estadual do Paraná, em Paranaguá. Na ocasião o Secretário fez questão de adentrar em todas as dependências da unidade e verificou in loco os vários problemas enfrentados pelo Campus no que diz respeito à infraestrutura e instalações.

Durante a visita, o Secretário João Carlos esteve acompanhado pelo Reitor da Universidade Estadual do Paraná- Unespar, prof. Antonio Carlos Aleixo. Juntos, participaram de uma reunião com os docentes e agentes universitários do Campus  para ouvir as necessidades e sugestões de melhorias para a unidade.

O Secretário de Ensino Superior declarou que irá priorizar a resolução de problemas de infraestrutura para melhorar as condições das atuais instalações, para que desta forma possa oferecer o mínimo de conforto para os que se utilizam do Campus em Paranaguá. Para tanto, será destinada verbas do Estado para essa finalidade,  comentou.

Quanto à doação de um terreno por parte do Governo do Estado do Paraná, para a construção do tão sonhado Campus, João Carlos Gomes também frisou que até a construção da obra, existem entraves burocráticos que devem ter seus prazos respeitados, ficando a promessa  de ter a construção finalizada num prazo de 05 a 06 anos. Esse deve ser o tempo necessário para que a regularização do terreno seja viabilizada, projetos de construção aprovados, verbas orçamentárias  destinadas e posterior licitação e realização da obra. Salientou ainda que a construção de um Campus é uma dívida do Governo com Paranaguá.

Outra questão levantada durante a reunião foi a necessidade de contratação de novos docentes e agentes universitários para atender as demandas da IES. Muitos deles estão se aposentando e o Estado demora a repor esses servidores. Sobre essa questão o Secretário de Ensino Superior comentou que irá agilizar o andamento desses processos, inclusive na contratação do Tradutor de Libras que ainda depende de mudança de regulamentação de nova Lei que contemplará este profissional em todas as Universidades do Estado.

Na chegada  do Secretário de Ensino Superior  e do Reitor da Unespar ao Campus de Paranaguá, a FM Ilha do Mel, a Rádio Difusora de Paranaguá, o Jornal Folha do Litoral News e a TVCI  gravaram reportagem mostrando o interesse da imprensa local no que diz respeito as necessidades da Instituição e do beneficiamento da população com os anseios da comunidade universitária.

O prof. Mauro Stival, Diretor do Campus e seu Vice, prof. Sydnei Kempa também acompanharam a visita do Secretário João Carlos, do Reitor Antonior Carlos Aleixo e também do Assessor de Gabinete da Seti, Carlos Pijak Junior. A Direção da unidade fez questão de agradecer a visita do Secretário e do Reitor, e do comprometimento na solução dos problemas enfrentados pela atual gestão.

Texto de Walter Guimarães