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Semana Pedagógica 2025 discutirá os desafios da Educação Inclusiva no Ensino Superior
Geral, Ensino
Em reunião presencial realizada no dia 21 de novembro, a Reitora da Unespar, professora Salete Machado Sirino e integrantes das equipes da Pró-reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD e da Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos – PROPEDH, planejaram o desenvolvimento de ações pedagógicas de Educação em Direitos Humanos que deverão integrar a programação da Semana Pedagógica. Para o ano de 2025, o foco será o processo de inclusão educacional na Unespar.
A presença cada vez mais expressiva de pessoas com deficiência e pessoas neuroatípicas no Ensino Superior demanda estratégias que eliminem ou minimizem barreiras de acessibilidade, considerando uma visão ampla de suas dimensões pedagógica, atitudinal, comunicacional, metodológica, ente outras, para além da dimensão arquitetônica. Um dos desafios da atulidade é a promoção de estratégias que eliminem tais barreiras educacionais de forma articulada com o contexto de cada instituição e com as especificidades de seus cursos de graduação e programas de pós-graduação.
Nesse sentido, a inserção dessa temática na programação da Semana Pedagógica 2025, de forma transversal aos sete campi, promoverá a aproximação de docentes da Unespar com os procedimentos e normas institucionais que visam a inclusão educacional, bem como, os fluxos institucionais de atuação das equipes multidisciplinares de Atendimento Educacional Especializado (AEE), para a orientação desse processo, sob a coordenação dos Núcleos de Educação Especial Inclusiva - NESPI que integram os Centros de Educação em Direitos Humanos – CEDH de cada campus.
A Pró-reitora da PROPEDH, professora Andréa Sério, destacou que a discussão desse tema durante a Semana Pedagógica oportuniza qualificar a informação sobre seus aspectos conceituais e práticos, e fortalecer vínculos entre docentes e equipes de apoio ao AEE para promover o objetivo comum de garantir o direito à Educação. A reitora da Unespar, professora Salete Sirino, completou que o aprofundamento das questões que permeiam o processo de inclusão no Ensino Superior, além de promover a garantia de direitos de grupos vulneráveis, reforça o compromisso da Unespar com o respeito à diversidade e sua importância para o desenvolvimento humano e a qualificação educacional de toda a comunidade acadêmica.