Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário debaterá interlocuções entre educação, diversidade e cultura

Seminário debaterá interlocuções entre educação, diversidade e cultura

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Início dos debates será nesta quarta-feira, dia 29 de junho

Nesta quarta-feira, 29, será iniciado o I Seminário em Educação, Diversidade e Cultura: interlocuções possíveis na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Idealizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (Gepedic), o evento promoverá encontros para reflexões acerca das relações de gênero na atualidade, por meio de abordagens histórica, educacional e literária.

O primeiro texto a ser debatido é o “Usos e Abusos de Gênero” de Joan Scott. O encontro será realizado no miniauditório do campus, das 18 horas às 19h30. Os interessados não precisam fazer inscrição antecipada e a presença garantirá a certificação. Entre o público-alvo estão pesquisadores, professores e acadêmicos da Unespar e outras instituições de Ensino Superior, pós-graduandos e professores da rede básica.

De acordo com a coordenadora e professora do curso de História, Claudia Priori, o seminário tem como objetivo discutir sobre estudos de teóricos clássicos e contemporâneos que apresentam reflexões importantes sobre as relações de gênero e etnia na atualidade.

Os encontros do seminário ocorrerão uma vez por mês, sempre às quartas-feiras. Além de professores e acadêmicos da Unespar, o seminário contará com a mediação de pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Programação
De acordo com o calendário, o segundo encontro do seminário será no dia 13 de julho com a discussão do texto “A emergência da pesquisa da História das Mulheres e das Relações de Gênero” de Rachel Soihet e Joana Maria Pedro. No dia 18 de agosto, o texto em pauta será “A questão racial brasileira vista por três professores” de Florestan Fernandes, João Baptista Borges Pereira e Oracy Nogueira.

Em setembro, o encontro será no dia 21, com o texto de Margareth Rago, “Epistemologia feminista, gênero e história: Adeus ao feminismo?”. No mês seguinte, no dia 26, o texto a ser debatido será “Rumo equivocado: o feminismo e alguns destinos” de Elizabeth Badinter.

Os dois últimos encontros do seminário ocorrerão nos dias 22 de novembro e 08 de dezembro. As obras escolhidas para as discussões são “Quando a teoria Pós-identitária indaga a identidade homossexual” de Ronielyssom Cezar Souza Pereira e “Um teto todo seu” de Virgínia Wolf, respectivamente.