Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sessão Solene de outorga de grau dos cursos da Academia Militar Policial do Guatupê aconteceu nesta quinta

Geral, Ensino

por Helio Sauthier publicado: 06/08/2021 08h54 última modificação: 05/07/2022 08h30

No dia 05 de agosto, aconteceu a Sessão Solene de outorga de grau os formandos dos cursos de Bacharelado em Segurança Pública e Cidadania e Bacharelado em Segurança Pública e Redução de Desastres da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), unidade vinculada academicamente à Unespar.

Participaram da solenidade, a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, o Comandante da APMG,  Waldik Alan de Almeida Garret, o Comandante da EsFO Idevaldo de Paula Cunha Junior, o Coordenador PM Antonio Martins de Melo Junior e o Coordenador BM Filipe Borlot Peixoto.

SOBRE A APMG E SEUS CURSOS

O Curso de Formação de Oficiais Policiais-Militares (CFO/PM) é reconhecido como equivalente a curso superior desde o ano de 1968. No ano de 2012, a Academia Policial Militar do Guatupê passou a fazer parte do Sistema Estadual de Ensino, sendo reconhecida como Escola Superior de Segurança Pública e autorizada a oferta do curso de graduação Bacharelado em Segurança Pública e Cidadania. Assim, os egressos do Curso de Formação de Oficiais passaram a ter o título de Bacharel em Segurança Pública e Cidadania. Desde 2013, com a criação da Universidade Estadual do Paraná, a Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar do Guatupê foi vinculada academicamente à Universidade.

O CFO-PM e BM têm duração de três anos letivos, em período integral, com aulas de manhã, tarde e noite. Durante o curso, os Cadetes (como são chamados os alunos do CFO) permanecem em regime de semi-internato, desenvolvendo atividades de segunda a sexta-feira e, em casos excepcionais, também desenvolvem atividades de aula, estágios e operações policiais durante os finais de semana e feriados.

Ao concluir o curso, depois de sua colação de grau, o Cadete é promovido à graduação de Aspirante a Oficial Policial Militar ou Bombeiro-Militar, e realiza um ano de estágio probatório. Ao final do estágio, sendo considerado apto, será promovido à graduação e 2º Tenente do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM) e Quadro de Oficiais Bombeiros Militares (QOBM).

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo