Geral
Seti e Unespar discutem parceria para criação de museu que contemple a história e a cultura do litoral paranaense
Geral
No dia 15 de abril de 2021, ocorreu reunião entre a reitoria da Unespar e a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para discussão do restauro do Palacete Visconde de Nácar, prédio histórico do município de Paranaguá. A reunião contou com a participação da reitora da Unespar, Salete Sirino, do pró-reitor de Planejamento, Sydnei Kempa, da chefe de Gabinete, Ivone Ceccato, do diretor do campus de Paranaguá, Moacir Dalla Palma, da coordenadora de Ensino Superior da Seti, Gisele Onuki, e do assessor da coordenadoria de Ensino Superior para assuntos de cultura e museus, Renê Wagner Ramos.
Desde 2020, a Seti vem discutindo junto à Prefeitura de Paranaguá sobre a possibilidade do restauro do Palácio Visconde de Nácar, construído para ser a primeira sede do Governo do Estado, quando se acreditava que a capital da nova província seria Paranaguá. Nesse sentido, a Seti propõe que, após o restauro, o imóvel passe ao Estado, sob a responsabilidade da Unespar, para a criação de um museu que contemple a história e a cultura do litoral paranaense, ficando a municipalidade responsável pela manutenção e segurança do imóvel. As discussões aconteceram entre a equipe de governo municipal de Paranaguá e da Seti com a participação do superintendente da Seti, Aldo Bona, da coordenadora de ensino superior, Gisele Onuki e do assessor da CES para assuntos de cultura e museu, Rene Wagner Ramos. Para tanto, serão buscados fundos para o restauro, a partir de emendas parlamentares e levantamento de recursos orçamentários junto ao Governo do Estado.
Na mesma reunião entre a Unespar e a Seti, também se discutiu a ampliação do Programa Paraná Mais Orgânico, com possíveis parcerias internacionais que visam fortalecer o cultivo local e a cultura de Paranaguá.
Para o diretor do campus de Paranaguá, Moacir Dalla Palma, “a reunião foi extremamente produtiva, recebemos a informação sobre a restauração do Palácio Visconde de Nácar, para que juntamente com a Seti, possamos criar um Museu Histórico Cultural e divulgarmos a história e a cultura de Paranaguá, a primeira cidade do Estado. Além disso, também conversamos sobre a proposta de parceria com a cidade de Awaji-shi, na Província de Hyogo, no Japão, cidade-irmã de Paranaguá, para criação de um espaço para desenvolver atividades de incentivo e estudos de produção de orgânicos, com foco na produção local do litoral paranaense. O bom desse projeto é que não será apenas de produção de alimentos, abarca todas as questões culturais do litoral paranaense, envolvidas no processo. Será algo importante porque permite que Universidade exerça seu papel social e cultural com mais efetividade”, conclui o diretor.