Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seti volta a ser secretaria e Aldo Nelson Bona é nomeado para a pasta

Seti volta a ser secretaria e Aldo Nelson Bona é nomeado para a pasta

por Marina Santos Daum publicado: 04/01/2023 12h02 última modificação: 04/01/2023 12h02

Nesta semana o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, nomeou o professor Aldo Nelson Bona, como Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), pelo segundo mandato consecutivo. Desta vez, a SETI deixa o status de superintendência e volta a ser secretaria, fazendo parte do primeiro escalão da gestão governamental, considerando a importância que as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) têm para o desenvolvimento do estado.

Mesmo como superintendência, a SETI já desempenhava um papel fundamental para que as Universidades fossem reconhecidas pela excelência em ações de ensino, pesquisa e extensão. A partir de agora, como Secretaria de Estado, haverá uma ampliação na sua estrutura, possibilitando o pleno atendimento das demandas.

A reitora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Salete Machado Sirino, salienta a relevância da atuação do professor Aldo Nelson Bona à frente da SETI, considerando que o secretário possui vasta experiência no ensino superior público. A professora ressalta a “continuidade de programas e projetos que tinham como objetivo o desenvolvimento regional, considerando que as IEES estão posicionadas em pontos estratégicos do Estado e que exercem um papel essencial na formação de professoras e professores para a Educação Básica e no Ensino Superior”.

Conheça Aldo Nelson Bona

O professor Aldo Nelson Bona é graduado em Filosofia (1992) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui mestrado em Educação (1997) pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em Convênio com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Doutorado em História (2010) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como reitor da Unicentro, na qual é professor adjunto. Entre 2012 a 2014, presidiu a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), instituição que reúne as IEES.

No período de 2016 a 2018, atuou como presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), uma das mais importantes organizações do Ensino Superior no Brasil e da América Latina.