Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VIII Simpósio Acadêmico de Violão inicia no dia 6

Geral

VIII Simpósio Acadêmico de Violão inicia no dia 6

Geral

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

De 06 a 12 de dezembro o campus de Curitiba II da Unespar realiza o VIII Simpósio Acadêmico de Violão da Embap, evento que objetiva o fomento acadêmico e artístico. No que se refere ao aspecto acadêmico, será composto de palestras, debates, mesa redonda, além de master-classes proferidas por renomados professores nacionais e internacionais. O lado artístico, por sua vez, será composto de recitais solo e câmara ofertado pelos professores e outros convidados especiais. Além destes, músicos em fase de formação terão espaço privilegiado para o exercício da atividade artística. Ao abrir todos os eventos para a comunidade em geral, unem-se dois interesses: por um lado, a formação de platéia e, por outro, a formação do músico concertista. 

O professor Fernando Aguera, coordenador do Simpósio, destaca que o evento "constitui espaço privilegiado para o intercâmbio violonístico em âmbito nacional e internacional. É o maior evento científico dedicado ao Violão em todo o Brasil, e tem crescido a cada edição. Na última edição, em 2013, tivemos 35 trabalhos científicos que foram apresentados em forma de Comunicação durante a semana, além de terem sido posteriormente publicados em Anais. Assim, o Simpósio tem se destacado por concretizar a divulgação de pesquisa e reflexão sobre o violão, seu repertório, perspectivas de ensino, intersecções com a estética e história, entre outras temáticas", salienta Aguerra.

Esse ano, em sua oitava edição, o evento homenageia o compositor, professor e violonista Isaías Sávio, uruguaio naturalizado brasileiro, que é lembrado em memória dos 115 anos de seu nascimento. Sávio foi o principal responsável pela sistematização do ensino de violão no Brasil, propiciando grande divulgação do instrumento e também contribuindo para o surgimento de inúmeros professores e violonistas de destaque. Além de professor com numerosos métodos para violão, foi também um compositor com 115 obras, e um intérprete com inúmeras turnês a fim de divulgar o violão em nosso país.

Todas as informações sobre o evento podem ser obtidas aqui.

Acesse o livreto em pdf

Acesse a revista eletrônica