Geral
Simpósio Acadêmico de Violão da Embap reúne convidados nacionais e internacionais
Geral, Pesquisa
Será realizado, de 14 a 17 de novembro, o XII Simpósio Acadêmico de Violão da Embap, do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMus), do Campus de Curitiba I, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em comemoração aos 17 anos, desde sua primeira edição em 2007.
O evento tem na programação um conjunto de atividades envolvendo masterclasses, palestras, concertos e comunicações de pesquisa, com convidados nacionais e internacionais.
Os convidados para a edição desse ano são: professor Daniel Wolf (UFRGS), Ana Maria Iordache (Romênia/USA), Misael Barraza-Diaz (México/USA), professor Norton Dudeque (UFPR), Jaime Zenamon, Luiz Cláudio Ribas Ferreira (Unespar/Embap), Roger Burmester (Curitiba), João Guilherme Figueiredo (Pará/São Paulo) e Matheus Prust (Curitiba), responsáveis por masterclasses, palestras, workshops e concertos.
Haverá ainda recitais de quatro propostas artísticas selecionadas, de violonistas e grupos provenientes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Colômbia.
O curso superior de Tecnologia em Luteria, da Universidade Federal do Paraná, também oferecerá uma mostra com alunos e egressos, que se dedicam à construção de instrumentos de cordas dedilhadas.
“Quanto à parte científica, tivemos 17 trabalhos aprovados para comunicação no evento, de professores e estudantes de graduação e pós-graduação de 10 universidades, contemplando duas instituições da região nordeste, quatro da região sudeste, três da região sul e um da região norte do Brasil”, conta o coordenador geral do Simpósio professor Fabio Scarduelli. As universidades participantes são: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Música do Estado do Maranhão (UEMA), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Cultural São Lourenço (ICSL), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Pará (UFPA).
As temáticas do Simpósio, diz o coordenador, “giram em torno do violão na performance, na pedagogia do instrumento e em sua história e literatura, com objetos de pesquisa bastante variados.”
Segundo Fabio, “trata-se de um importante recorte da produção científica brasileira relacionada ao violão.”
O concerto de abertura será dia 14 de novembro, às 19 horas, no Palacete dos Leões/Espaço Cultural BRDE, na Avenida João Gualberto, 570, Bairro Alto da Glória. As demais atividades serão realizadas de 15 a 17 de novembro, na Unespar, Campus de Curitiba I/Embap, na Rua Barão do Rio Branco, 370, centro.