Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SiSU: mais de 20 mil inscrições são efetuadas na Unespar

SiSU: mais de 20 mil inscrições são efetuadas na Unespar

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

Sisu-Unespar

Em sua primeira participação no Sistema Unificado de Seleção (SiSU) a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) obteve 20.548 inscrições. No total, 16.027 candidatos participam do processo que disponibiliza 50% das vagas de ingresso para os cursos de graduação.

O reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, lembra que a adesão ao sistema não era unanimidade na instituição, mas foi uma aposta da reitoria visando benefícios futuros para a comunidade acadêmica. “Além de recursos que auxiliarão em políticas de permanência, o SiSU divulga a Unespar numa dimensão nacional e proporciona aos estudantes um modelo mais democrático de acesso ao Ensino Superior”, pontua.

Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Mário Cândido de Athayde Júnior, o número é expressivo em se tratando de uma experiência nova para a instituição. “Este número de inscritos demonstra o acerto da decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão [CEPE] em apoiar a indicação da reitoria para que a Unespar integrasse o grupo cada vez maior de universidades públicas brasileiras que adotam esta forma de acesso amplo e democrático de estudantes aos seus cursos de graduação”.

Nesta edição, a instituição oferta 1.484 vagas divididas entre os campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I e II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Dentre os 68 cursos, somente os que exigem testes de habilidades específicas não foram inclusos no SiSU.

Concorrência – Repetindo os dados do vestibular unificado, os cursos mais concorridos foram os de Administração, Ciências Contábeis, Cinema e Vídeo e Teatro. No entanto, a instituição destaca o crescimento na procura por todos os cursos. Na comparação com o vestibular, o curso de Letras do campus de Campo Mourão passou de uma concorrência de 2,24 para 7,24 candidatos por vaga. O curso de Geografia, em União da Vitória, tem 10,7 candidatos concorrendo uma vaga quando no vestibular eram 1,85. Já o curso de Pedagogia vespertino, do campus de Paranavaí, tinha concorrência de 1,8 no vestibular e chega a 12,06 candidatos por vaga no SiSU.

Resultado – Na segunda-feira, 26, será divulgado o resultado dos selecionados aos cursos. Os não selecionados poderão manifestar interesse em permanecer na lista de espera após o edital do MEC.

O reitor salienta ainda que após os trabalhos burocráticos necessários à organização dos campi para a participação no processo nacional, a Unespar prepara-se para o acolhimento dos novos acadêmicos, paranaenses e de outras regiões do país. “Queremos reafirmar nosso compromisso com o ensino de graduação público, de qualidade e inclusivo”, diz.

Confira a relação de inscrições por curso e por campus da Unespar