Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Solenidade marca posse da direção do campus de União da Vitória

Solenidade marca posse da direção do campus de União da Vitória

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Os empossados: professora Sandra e o agente universitário Valderlei

Os empossados: professora Sandra e o agente universitário Valderlei

Eleitos em 19 de maio, o agente universitário Valderlei Garcias Sanches e a professora Sandra Salete de Camargo tomaram posse na noite desta terça-feira, 21, como diretor e vice-diretora do campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), respectivamente. A solenidade presidida pelo reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, foi realizada no auditório do campus.

Essa será a terceira gestão de Sanches como dirigente responsável pela unidade da instituição, as anteriores foram iniciadas na época em que o campus ainda era a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv). Durante um discurso emocionado, agradeceu o envolvimento dos docentes, agentes universitários e acadêmicos que auxiliaram nas decisões que conduziram os trabalhos da direção nos últimos anos, o apoio do vice-diretor professor Armindo José Longhi e da família, bem como as parcerias com a prefeitura, Núcleo Regional de Educação e Instituições de Ensino Superior da região.

“Sobrevivemos graças ao apoio recebido, dentro das possibilidades, da administração superior da universidade e pela vontade e dedicação da comunidade acadêmica. Apesar das dificuldades, ainda avançamos muito e hoje somos conhecidos como Unespar, objetivo este que dá força e coragem a todos para crescer e transformar nossa instituição em uma grande universidade de destaque no ensino, na pesquisa e na extensão”, discursou o diretor.

Ao assumir a vice-direção do campus, a professora Sandra descreveu o momento como uma honra e um desafio. “É uma honra poder participar diretamente da construção de uma universidade que origina-se grandiosa e única. O campus inicia uma outra gestão aspirando outros tempos, lutando para a concreta realização de novos sonhos. Faremos juntas e juntos uma gestão aberta à participação, sustentada no diálogo e na cooperação, pois foram esses princípios debatidos e aprovados pela comunidade de nosso campus”, afirmou.

No ato de posse da nova direção, o reitor da Unespar relatou sobre o respeito e admiração conquistada por Sanches, como diretor, junto aos demais campi da universidade e a alegria em dar posse aos dirigentes. “Celebro com eles o espírito democrático da Unespar em tempos de golpe e uma cultura da violência. Desejo que o Valderlei faça uma gestão tranquila, democrática e séria, que seja uma liderança firme, que tome as decisões quando tiver que tomar e que nas instâncias de decisões colegiadas saiba respeitá-las sem interferir e cumprir o que for decidido.”

Análise
No discurso de transmissão de cargo para a professora Sandra, o vice-diretor cessante lembrou que encerrou um ciclo do campus ao lado de Valderlei por serem os últimos dirigentes da Fafiuv e contar com o apoio dos diversos segmentos do campus foi fundamental. “Apresentamos diversas propostas de ação que representavam o nosso compromisso de trabalho e empenhamo-nos ao máximo para cumpri-las. A comunidade do campus nunca se omitiu e sempre participou discutindo, avaliando e opinando sobre qual seria a melhor alternativa a ser seguida”, detalhou.

O professor Armindo, desejou um trabalho exitoso à nova direção, orientou que para isso é necessário implantar ações contemporâneas, com a cara do tempo atual e projetadas para o futuro e enalteceu a necessidade de manter o que já foi conquistado no passado e que seja realmente importante.

A solenidade contou a presença da comunidade acadêmica do campus, todos os pró-reitores da Unespar, diretores e vice-diretores dos campi, representantes da comunidade externa de União da Vitória e Porto União. Além disso, teve apresentação do Quarteto Sol Maior e do projeto “Dança pensamento do corpo”.