Geral
Tempestade provoca estragos no Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos de Guaratuba
Geral
Uma tempestade que atingiu o litoral paranaense por volta das 16h da última quarta-feira (16) provocou estragos no Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos de Guaratuba (CPPOM). De acordo com a coordenadora do local, Kátia Kalko Schwarz, os prejuízos são calculados em torno R$ 25 mil.
Conforme explica Kalko, professora do colegiado de Ciências Biológicas da Unespar, campus de Paranaguá, a tempestade causou danos no telhado, nos aparelhos de ar-condicionado, além de rachaduras em uma viga, duas lajes e alguns vidros quebrados.
Ainda, segundo ela, a prefeitura, responsável pela manutenção predial, deve realizar os reparos necessários ao longo dos próximos dias. Com isso, a previsão é de que a montagem do museu de visitação permanente de animais aquáticos da região e o programa de educação ambiental, projetos atualmente em desenvolvimento pelo Centro, sofram um atraso de aproximadamente dois meses em seus cronogramas.
O CPPOM
Em recente convênio firmado com a Unespar, o CPPOM tem como alguns dos objetivos fomentar a aquicultura e repovoar a baía de Guaratuba com peixes. Sua criação aconteceu em 1996, por meio de uma parceria entre a prefeitura, governo do Paraná e o Banco Mundial. Na sede, recém reformada com recursos do Fundo Paraná, atuam pesquisadores da Unespar que também são incumbidos de oferecer suporte técnico para os pescadores e fazer o monitoramento da água da baía. Uma das propostas do convênio é a realização de projetos integrados viabilizando o intercâmbio didático, científico, tecnológico e cultural.
Acompanhe a Unespar nas redes sociais
www.facebook.com/UnesparOficial