Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Últimos dias para se inscrever no Processo Seletivo de Vagas Remanescentes

Geral

Últimos dias para se inscrever no Processo Seletivo de Vagas Remanescentes

Geral, Ensino

por Marina Santos Daum publicado: 16/02/2023 10h35 última modificação: 16/02/2023 10h35

Encerram no próximo dia 23 de fevereiro, as inscrições para o Processo Seletivo de Vagas Remanescentes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A seleção acontecerá de forma remota e gratuita por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou Vestibulares anteriores da Unespar, dos anos 2019, 2020 e 2021. Ao todo, estão sendo ofertadas mais de 400 vagas para mais de 30 cursos de graduação, que variam entre licenciaturas e bacharelados, para as mais diversas áreas do conhecimento. As aulas iniciam no dia 16 de março.

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

EDITAL CLIQUE AQUI 

 

Como funciona o Processo Seletivo de Ingresso?

As inscrições acontecem exclusivamente pela internet, por meio do site vestibular.unespar.edu.br.  O/A candidato/a deverá optar por uma das formas de Ingresso:

  • Por meio da média final (nota) do Concurso Vestibular da Unespar (ou de outros Processos seletivos de ingressos), das edições de 2019, ou 2020, ou 2021;
  • Por meio da média final (nota) do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, das edições de 2019, ou 2020, ou 2021.

Caso o/a candidato/a tenha prestado mais de uma edição do Vestibular ou Enem, a Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV) considerará a maior Média Final (nota), não havendo a necessidade de indicar em qual ano realizou as provas.

Os/As candidatos/as que optarem por concorrer por meio das políticas de ações afirmativas, deverão manifestar interesse no momento da inscrição, assim concorrerão por esse sistema e também pelas vagas de Ampla Concorrência (Concorrência Universal).

Candidatos/as que prestaram os Vestibulares e/ou o Enem pela modalidade “Treineiro”, não poderão participar do Processo Seletivo de Ingresso 2023, uma vez que não será possível efetivar sua matrícula.

Para mais informações, leia o edital, o Manual do Candidato e o Manual de THE. Em casos não contemplados pelos documentos, entre em contato com a CCCV, pelo endereço de e-mail vestibular@unespar.edu.br ou pelo telefone (44) 3518-1844.

 

Unespar oferta 1336 vagas pelo SISU

A Unespar também vai disponibilizar 1336 vagas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2023. As inscrições acontecem até o dia 24 de fevereiro, exclusivamente pela internet, no site disponível abaixo. O resultado dos/as aprovados/as será divulgado dia 28 de fevereiro. A seleção para as vagas será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI 

Nem todos os cursos da Unespar oferecem vagas para o SiSU. A exceção ocorre com os cursos que exigem Teste de Habilidades Específicas (THE). São eles:

- No campus de Curitiba I/Embap: Superior de Canto, Superior de Instrumento e Música.

- No campus de Curitiba II/FAP: Artes Cênicas e Música Popular.

O SiSU reúne em um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.