Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar 10 Anos: Chegou a vez do nosso docente decano com quase 50 anos de instituição

geral

por Denise Ligmanovski publicado: 06/04/2023 07h00 última modificação: 05/04/2023 15h25

Dando continuidade à apresentação de nossos servidores/as decanos, hoje vamos destacar o professor Acir Bacõn, do Colegiado de Economia do campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que vivenciou todas as transformações pelas quais a Instituição passou.

Acir faz parte do quadro de pessoal da Unespar desde 1º de março de 1978, quando foi admitido como docente para ministrar aulas de Macroeconomia I e Macroeconomia II, para os/as alunos/as dos 3º e 4º anos do curso de Ciências Econômicas, respectivamente.

Acir ingressou na então Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea). Mas a história do docente junto à Instituição não começou aí. Teve início antes de passar no concurso, quando ele começou a cursar Economia, em 1974. Nos anos de 1976 e 1977 fez monitoria para as disciplinas de matemática financeira e estatística.

O vínculo do docente junto à Universidade, que já soma 45 anos, permite a ele a sensação de se sentir em casa: “Com toda convicção afirmo que o campus de Apucarana da Unespar se constitui no meu segundo lar, no qual desfruto de salutar convivência com meus pares docentes, agentes universitários e acadêmicos/as. Realmente me sinto como se estivesse em casa”, diz com orgulho.

Quanto ao crescimento da Universidade, ele cita a importância da união dos campi: “O surgimento da Unespar já congregando sete campi, fruto da fusão de sete instituições de ensino isoladas, foi o marco decisivo para o desenvolvimento e crescimento das atividades científicas, tecnológicas, culturais e educacionais, a nível de graduação e de pós-graduação, verificados na trajetória desses 10 anos de sua existência”, afirma.

O professor Acir destaca ainda o papel extensionista da Unespar que, na opinião dele, foi impulsionado pela fusão: “A criação da Unespar contribuiu e contribui cada vez mais, de forma crucial, no alastramento da relação da Academia com as comunidades alcançadas pela sua atuação extensionista”, completa.

Atualmente, Acir é professor assistente e ministra aulas da disciplina de Economia para Administração oferecida ao curso de Administração de Empresas.

Nesses quase 50 anos de Unespar, a atuação do docente não ficou limitada apenas em dar aulas para os cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Administração de Comércio Exterior, Administração Pública, Ciências Econômicas, Turismo, Técnico em Comércio Exterior, Administração Hospitalar e Secretariado. Acir foi além e desenvolveu atividades de chefia de colegiado e/ou pós-graduação, de divisão administrativa e financeira, de extensão e cultura, bem como na área de contratos, infraestrutura e supervisão de serviços.