Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar 10 Anos - Hora de conhecer a nossa agente decana

Unespar 10 Anos - Hora de conhecer a nossa agente decana

por Denise Ligmanovski publicado: 16/03/2023 11h27 última modificação: 16/03/2023 11h27

“Posso dizer que a nossa hoje Unespar é e sempre foi a minha segunda casa, é aqui que eu vivo a maior parte da minha vida, é aqui que passo a maior parte do meu tempo, gosto muito, me dedico, já estou pronta para aposentar desde 2019 mas, até o momento, ainda não optei por isso”.

A fala, dita em meio à muita emoção, é da agente universitária Suzete Moreira, responsável pelo Setor de Registro da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí. Ela ingressou na então Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), em fevereiro de 1986, e permanece na ativa até hoje. “A Faculdade foi meu primeiro emprego, minha segunda casa e meu ganha-pão”, declara orgulhosa.

Suzete é nossa personagem de hoje, dentro das comemorações de aniversário da Unespar, por ser a servidora agente universitária mais antiga (decana), com 37 anos de carreira.  Desde que entrou para trabalhar na Universidade, acompanhou de perto todas as mudanças que aconteceram na Instituição. “Entrei para trabalhar em uma Faculdade Municipal, depois acompanhei o processo de estadualização, em 1990, e sua vinculação à Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI), e em 2013, vi a Faculdade se tornar Universidade”, relata.

Entre outras mudanças, ela cita a que foi mais marcante: “Todo o trabalho desenvolvido, desde que entrei na Faculdade, era realizado de forma manual. E isso aconteceu por muitos anos. Depois da estadualização, as coisas começaram a mudar e a tecnologia entrou na nossa rotina mudando todos os processos e permanecendo até hoje”, conta.

Mas as transformações não pararam por aí. A agente citou outros avanços como um desenvolvimento maior “em termos de pessoal, oportunidades e tecnologias. Os cursos profissionalizantes, por exemplo, foram incentivados dentro da Instituição e ampliadas as oportunidades no plano de carreira, lembra.

Suzete completa destacando que, de forma física, também houve um grande crescimento com a incorporação de outros campi, localizados em vários municípios, e que levaram à formação da Unespar.

Orgulhosa e grata por fazer parte da história da Unespar, Suzete faz questão de agradecer o apoio que recebeu de diretores e servidores, das possibilidades em termos de crescimento na carreira, da abertura em criar processos de trabalho, e do reconhecimento que recebeu enquanto servidora. “Tudo que sou hoje é resultado das oportunidades que tive na Unespar e das pessoas que me ajudaram a ser sempre melhor e peço a todos que tenham sempre essa mesma dedicação, que sejam úteis a quem precisar”.

Para encerrar, ela brinca: “Na Instituição, temos um nome e ganhamos um sobrenome. Aqui dentro sou ‘Suzete da Fafipa’ ou ‘Suzete da Unespar’, com muito orgulho”.

“Pode ser que de repente surja uma situação que eu queira deixar a faculdade e aposentar. Mas hoje repito que ela é muito especial para mim. Sinto como se tivesse outra mãe, desde quando entrei, sem falar no grupo de amigos e profissionais que ganhamos, todos viraram uma família para mim. Gosto muito de trabalhar aqui, tenho adoração, e a maior parte do meu tempo sempre foi dedicada à Unespar”, confessa comovida.