Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar abre inscrições para Edição Especial do Sarau Virtual "Viva Palmares"

Unespar abre inscrições para Edição Especial do Sarau Virtual "Viva Palmares"

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 25/09/2024 15h06 última modificação: 25/09/2024 15h06

A Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em colaboração com o Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA) dos sete campi da Unespar, vinculados ao Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) e à Diretoria de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos, está com inscrições abertas para a edição especial do Sarau Virtual Unespar – “Viva Palmares”. Este evento, que integra o programa "Cultura em Ações Afirmativas", convida toda a comunidade universitária negra a participar com suas proposições artísticas. As inscrições podem ser feitas de 25 de setembro a 25 de outubro de 2024.

A programação do sarau incluirá transmissões de ações artísticas gravadas e apresentações ao vivo, mediadas por artista convidada(o). A participação é aberta a discentes, docentes, agentes, egressas/os e membros da comunidade vinculada a projetos de extensão e pesquisa da Unespar que se identificam como pessoas negras. As propostas podem ser individuais ou coletivas e devem se enquadrar nas seguintes categorias artísticas: artes visuais, fotografia, audiovisual, performance, dança, teatro, circo, música, contos e poesia, com duração de 2 a 5 minutos. As ações inscritas podem optar por transmissão ao vivo ou pela execução de vídeo pré-gravado. Para se inscrever, basta preencher o formulário e anexar o arquivo da proposta de ação artística em formato MP4.

A curadoria das propostas será feita por uma comissão composta por representantes das linguagens artísticas, que avaliará as inscrições conforme a aderência às provocações do evento e a qualidade técnica para exibição digital. O resultado da seleção será divulgado até 6 de novembro de 2024, via e-mail informado no formulário de inscrição.

A edição especial "Viva Palmares" será realizada no dia 20 de novembro de 2024, às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal PROEC UNESPAR no YouTube. O evento celebra o Dia da Consciência Negra, uma data que marca a morte de Zumbi dos Palmares e que foi oficializada como feriado nacional em 2023. O sarau visa celebrar as vidas negras que historicamente contribuíram para a cultura brasileira, que são invisibilizadas pelas estratégias racistas de embranquecimento cultural.

O Sarau Virtual da Unespar teve início em 2020, durante a pandemia, como uma forma de manter a comunidade acadêmica conectada. Desde então, tornou-se um espaço importante para encontros artísticos e integração dos sete campi da universidade, promovendo a visibilidade da produção artística universitária. Em 2021, com o tema "TREMER FUTUROS", foram realizadas cinco edições com um total de 51 apresentações artísticas. No ano seguinte, sob o tema "ENSAIOS DA (RE)VOLTA", ocorreram três edições com 39 apresentações. Em 2023, com o tema "CELEBRAR A (RE)EXISTÊNCIA! CELEBRAR A VIDA!", houve uma edição comemorativa com 15 trabalhos artísticos. Em 2024, o Sarau Virtual ganhou destaque com o tema "MULHERES NA CULTURA", apresentando 15 trabalhos artísticos e passou a integrar o programa “Cultura em Ações Afirmativas”.

As ações artísticas e suas formas de execução são de inteira responsabilidade das pessoas proponentes. As inscrições implicam a plena aceitação das normas estabelecidas na convocatória, incluindo a cessão de direitos de uso das obras artísticas à Unespar. Para mais informações ou dúvidas, acesse a convocatória e entre em contato pelo e-mail: diretoria.cultura@unespar.edu.br.

registrado em: ,