Geral
Unespar amplia número de docentes efetivos em todos os campi
Geral
Nos últimos anos, a gestão da Unespar tem dado especial atenção à distribuição de vagas Docentes aos seus 7 campi, de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I, Curitiba II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. No CAD, ocorrido em 6 de junho do corrente ano, foi deliberado sobre a distribuição de 58 vagas para concurso público, que será realizado no segundo semestre de 2025. A análise dos dados revela uma estratégia cuidadosa de distribuição, priorizando os colegiados com maior necessidade de docentes efetivos. Cerca de 94,4% dos colegiados receberam vagas autorizadas pela Portaria número 55/2022-SETI/PR, em pelo menos um ano do período entre 2022 a 2025, demonstrando a abrangência do processo de fortalecimento do quadro docente em toda a universidade.
Dentre os colegiados que demonstram maior necessidade de ampliação (aproximadamente 39,4% do total), destacam-se aqueles que receberam distribuições em todos os quatro anos: Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português, Secretariado Executivo Trilíngue e Serviço Social (Apucarana); Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, História e Pedagogia (Campo Mourão); Artes Visuais e Composição e Regência (Curitiba I); Cinema e Audiovisual, Licenciatura em Dança e Teatro (Curitiba II); Administração, Engenharia de Produção, Letras Inglês e Pedagogia (Paranaguá); Administração, Direito, Enfermagem, Letras e Pedagogia (Paranavaí); e Filosofia, História, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Inglês, Matemática e Pedagogia (União da Vitória).
Outros colegiados (aproximadamente 26,8%) também apresentaram grande necessidade de docentes e receberam vagas em três anos do período: Ciência da Computação, Direito e Pedagogia (Apucarana); Administração e Geografia (Campo Mourão); Artes Cênicas, Artes Visuais e Bacharelado em Dança (Curitiba II); Bacharelado em Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Letras Português e Pedagogia (Paranaguá; Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Educação Física, Geografia e Matemática (Paranavaí); e Direito (União da Vitória).
Além disso, 59,2% dos colegiados de graduação tiveram recomposição de seus quadros de docentes efetivos por meio de vacâncias, por aposentadorias, exonerações ou falecimentos, de remoções de outras IEES ou de relotações entre os campi da Unespar.
Assim, apenas um colegiado não ampliou o quadro no período, pois já mantinha historicamente atendimento por docentes efetivos superior a 80%.
Por campus, o crescimento docente desde a consolidação da universidade se distribui da seguinte forma:
CAMPUS |
VAGAS DISTRIBUÍDAS (Entre 2022 e 2025) |
REPOSIÇÃO de VACÂNCIAS, REMOÇÃO OU RELOTAÇÃO (Entre 2022 e 2025) |
QUANTIDADE DE DOCENTES EFETIVOS |
||
2022 |
2025 (com a distribuição de 2025) |
Percentual de ampliação |
|||
APUCARANA |
45 |
7 |
83 |
128 |
54% |
CAMPO MOURÃO |
30 |
21 |
102 |
132 |
29% |
CURITIBA I |
15 |
14 |
91 |
106 |
16% |
CURITIBA II |
26 |
12 |
96 |
123 |
28% |
PARANAGUÁ |
38 |
9 |
72 |
111 |
54% |
PARANAVAÍ |
46 |
15 |
98 |
144 |
47% |
UNIÃO DA VITÓRIA |
41 |
4 |
49 |
88 |
80% |
TOTAL |
241 |
82 |
591 |
832 |
41% |
A análise comparativa revela que União da Vitória (80%), Apucarana (54%) e Paranaguá (54%) apresentam os maiores crescimentos, demonstrando que as distribuições de vagas priorizaram a ampliação de vagas dos campi com maior déficit de docentes efetivos.
O estudo para distribuição das vagas de concurso docente da Unespar foi elaborado a partir das demandas de ensino de cada curso, tomando como critérios a quantidade de aulas, planejamento pedagógico/atendimento de estudantes, orientações de estágio e TCC, buscando dimensionar as necessidades de cada curso de forma equânime. Representa um olhar a partir das características de cada curso e de suas necessidade reais. Outro aspecto relevante deste estudo foi o processo de consulta, aos Colegiados de Curso e Direções de Centro de Áreas, referentes a oferta das disciplinas por cada área de conhecimento, e a inclusão da carga horária dedicada à Pós-graduação. O resultado é fruto do trabalho colaborativo para definição das cargas horárias necessárias para cada curso.
Para a Reitora, Professora Salete Paulina Machado Sirino, a autonomia trazida para as Universidades Estaduais realizarem os concursos públicos, em conformidade com o Art. 15 da Lei 20.933/2021, tem sido fundamental para ampliar a presença de Professoras e Professores efetivos na IEES. Em 2021, a Unespar contava com 591 docentes efetivos. Com as distribuições de vagas aprovadas, esse número será ampliado para 832 docentes efetivos, representando um crescimento de 40,8% no quadro docente permanente da instituição. Para dimensionar a evolução histórica, é importante destacar que, quando a Unespar se consolidou como universidade, em 2013, possuía 693 docentes efetivos no total. Isso significa que, até 2021, não foi possível sequer a reposição do quadro, visto que a Unespar, em 2021, contava com apenas 591 docentes efetivos. Nesse sentido, a Reitora ressalta o comprometimento do Secretário Estadual da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI, Professor Aldo Nélson Bona, quanto à celeridade na tramitação dos processos de nomeações junto ao Governo do Estado, dada a extrema necessidade de Professoras e Professores efetivos para a Universidade Estadual do Paraná.