Geral
Unespar aplica 157 testes de coronavírus em comunidade acadêmica
Geral
Durante essa quarta-feira (7) a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizou, de forma gratuita, os exames do tipo RT-PCR, para detecção do coronavírus, em pessoas assintomáticas da comunidade acadêmica nos campi de Curitiba I/Embap, Curitiba II/FAP e de Paranaguá.
O intuito é contribuir para projeções mais assertivas sobre a situação epidemiológica no território paranaense e auxiliar possíveis demandas para o Sistema Estadual de Saúde. Em Curitiba foram realizados 101 exames e em Paranaguá, 56.
Dados apontam que cerca de 80% da população infectada pelo vírus não apresentam sintomas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quem testa positivo para o coronavírus (SARS-CoV-2), ainda que não desenvolva sintomas da Covid-19, é capaz de transmitir para outros indivíduos.
Os exames do tipo RT-PCR são considerados padrão de referência para detecção do Sars-CoV-2. As amostras genéticas foram coletadas pela saliva. Os resultados serão enviados por e-mail.
Por meio de uma parceria, essa testagem integra um estudo científico empreendido pelo Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade e o Laboratório de Citogenética Humana e Oncogenética, ambos vinculados ao Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A expectativa é estender a aplicação dos testes para os outros campi da Unespar.
Acompanhe a Unespar nas redes sociais
www.facebook.com/UnesparOficial