Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar apoia a PEC 03/2021 a favor da obrigatoriedade do ensino de espanhol em escolas públicas

por Marina Santos Daum publicado: 28/07/2021 18h21 última modificação: 05/07/2022 08h30

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI) declara apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 03/2021, que dará o direito de estudantes da educação básica estudarem a Língua Espanhola nas escolas públicas de ensino fundamental II ao final do ensino médio.

Em 2017 a lei 11.161/2005, que obriga o ensino da Língua Espanhola nas escolas, foi revogada em nível federal e assim os(as) estudantes perderam o direito de aprender o idioma que proporciona diversas possibilidades de acesso cultural e ao mercado de trabalho. Segundo a professora do departamento de Letras Português/Espanhol da Unespar, campus União da Vitória, Édina Silva Enevan, essa realidade “reflete diretamente nos cursos de Letras, pois temos professores(as) em formação que já não têm campo para realizar seus estágios”.

Estudantes dos cursos de Letras das Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná, docentes da rede básica de ensino e a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná (APEE- PR) estão unidos no movimento chamado Fica Espanhol no Paraná. O movimento é organizado por várias frentes de ações que fazem mobilizações através das redes sociais e promovem diálogos com diversos setores da sociedade e deputados(as) em busca de manifestações de apoio à PEC 03/2021.

A diretora do ERI da Unespar, Nadia Luciani, assinou uma carta de apoio em seu nome para fortalecer o Movimento, mas esclarece que o ERI também teve como objetivo buscar mais alternativas que intensifiquem a luta. “Considerando todas as nossas características regionais e geográficas como país pertencente à América Latina, precisamos tirar a supremacia do inglês. Também ofereci que buscássemos apoios internacionais de interesse comum, com outras universidades do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e do Estado do Paraná, falei da Zona de Integración del Centro Oeste de América del Sur (Zicosur), que é uma rede universitária, para que consigamos mais apoio internacional para a PEC”, esclarece Nadia.

Segundo dados levantados pelos organizadores do Movimento, a Língua Espanhola é falada por mais de 585 milhões de pessoas no mundo, é a segunda em relevância comercial, é idioma oficial de 21 países, destes, 19 deles estão localizados na América, sete fazem fronteira com o Brasil e dois fazem fronteira com o estado do Paraná. Também é língua de estudo de mais de 22 milhões de alunos em 110 países, inclusive na China e no Japão, que são os principais países parceiros do Brasil em transações comerciais fora da América Latina.

Os estudantes dos cursos de Letras/Espanhol da Unespar, junto com docentes e demais interessados na área, têm feito toda a diferença no Movimento, criando conteúdos informativos que a tornam conhecida.

A PEC 03/2021 deverá ser debatida pelos deputados estaduais, na Assembleia Legislativa do Paraná, com o retorno das atividades dos parlamentares, em 2 de agosto. A proposta foi assinada por dezenove deputados e aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que deve aprovar a admissibilidade do documento para seguir a tramitação no Legislativo. Aprovada pela CCJ, será criada uma Comissão Especial para analisar o texto, e somente após o crivo desta Comissão é que a proposta segue para análise em plenário pelos 54 deputados estaduais.

Caso tenha interesse em conhecer a causa, acesse as redes sociais do movimento em @ficaespanholnoparana e a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná @apeerpr para acompanhar as atualizações.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo