Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar apresenta novo modelo de distribuição orçamentária

Unespar apresenta novo modelo de distribuição orçamentária

por Fábio Candido dos Santos publicado: 20/06/2024 16h56 última modificação: 20/06/2024 18h25

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) conta, a partir deste ano, com uma nova cultura orçamentária, elaborada pela Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) com o objetivo de promover a distribuição de recursos da instituição a partir de critérios de transparência, equidade e isonomia.

Estabelecida pela Resolução 017/2023 do Conselho Universitário (COU), o novo método de distribuição orçamentário, intitulado Matriz de Alocação de Recursos (MAR), se utiliza de um conjunto de equações que traduzem as diferenças existentes entre cursos, níveis educacionais e infraestrutura dos campi, buscando aferir equidade e incentivar qualidade.

Para o pró-reitor da Proplan, Sydnei Kempa, "a implementação da MAR, além de garantir uma divisão orçamentária que privilegia a equidade e a isonomia, também impacta significativamente as práticas de gestão baseadas na qualificação tanto das pessoas quanto dos processos. Isso significa que, do ponto de vista da gestão, representará um marco divisor", explicou.

Os recursos são provenientes de Outras Despesas de Custeio (ODC), oriundas de repasses do Tesouro Estadual, Fonte 500, cujo montante se destina à manutenção dos 7 campi, da Reitoria, a retenções e à reserva para contingência da instituição.

Para uma compreensão mais detalhada do MAR, a Proplan disponibilizou, na página do órgão, uma cartilha e um vídeo explicativos