Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar capta R$ 2 milhões em 11 projetos de inovação e tecnologia

Unespar capta R$ 2 milhões em 11 projetos de inovação e tecnologia

Geral, Pesquisa

por Fábio Candido dos Santos publicado: 26/06/2024 16h21 última modificação: 26/06/2024 16h25

O Governo do Estado anunciou, no último dia 20, a liberação de cerca de R$ 2 milhões em investimentos para 11 projetos de inovação e tecnologia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) selecionados pelas chamadas públicas nº 19/2023 e nº 20/2023.

Os recursos serão repassados por meio das secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e da Fazenda (Sefa), além da Fundação Araucária (FA). Todos os projetos terão prazo de execução de até três anos.

Para a chamada pública nº 19/2023 serão investidos pouco mais de R$ 1,5 milhão em oito propostas de ambientes promotores de inovação da Unespar em quatro categorias: Agência de Inovação/NITs, Pré-incubadora, Incubadora e Espaço Maker.

Agência de Inovação/NITs

• “Manutenção da Agência de Inovação Tecnológica da Unespar –

Agitec/Unespar” (Escritório de Paranaguá/R$ 249.400,00);

• “Núcleo de Inovação e Pesquisa em Matemática Aplicada e Engenharia” (Escritório de Campo Mourão/R$ 250.000,00);
  • “NIT – Lapem - Laboratório de Prototipagem Experimental Multiplataforma/ Multimaterial” (Escritório de União da Vitória/R$ 249.946,00);
  • “Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia” (Escritório de Paranavaí/R$ 249.850,00);
  • “IDT-Unespar: Impulsionando o Futuro de Apucarana e Região” (Escritório de Apucarana/R$ 199.800,00).

Pré-incubadora

• “Conversão do Hotel Tecnológico da Unespar em Incubadora” (R$ 93.472,00).

Espaço Maker

• “Apoio ao desenvolvimento de projetos utilizando o Espaço Maker da Unespar” (R$ 100.000,00).

Incubadora

• “Incubadora Social da Agitec/Unespar” (R$ 150.000,00).

Já para a chamada pública nº 20/2023, o aporte para a Unespar, via Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (Funespar), será da ordem de R$ 550 mil divididos em três projetos em parceria com prefeituras: “Agência de Inovação Municipal de Morretes” (RS 250 mil), “Hub de Inovação da Prefeitura de Apucarana” (R$ 200 mil) e “Instalação do Centro de Inovação e Agência Guará” (R$ 100 mil).

Em outubro do ano passado, a Unespar já havia sido contemplada com o credenciamento de nove ambientes promotores de inovação pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec).

O credenciamento é um pré-requisito para o aporte de recursos públicos, em conformidade com a Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os ambientes de inovação – espaços públicos e privados que favorecem ações de empreendedorismo, inovação e pesquisa científica e tecnológica – são qualificados em dez categorias: aceleradoras, agências de inovação, centros de inovação, espaços maker, hubs de Inovação, incubadoras, pré-incubadoras e parques tecnológicos em operação, implantação e planejamento.