Geral
Unespar celebra graduação da primeira mulher indígena e centésima Colação de Grau do campus de Apucarana
Geral, ensino
No dia 28 de março de 2025, a Universidade Estadual do Paraná, Campus de Apucarana, celebrou a centésima colação de grau e a conclusão da graduação da primeira estudante indígena da Unespar. Mais do que um momento de celebração para as(os) formandas(os) e seus convidados, a solenidade simbolizou a trajetória de compromisso da Unespar com a educação pública, gratuita, de excelência e inclusiva.
A cerimônia foi presidida pela Magnífica Reitora da Unespar, Professora Salete Paulina Machado Sirino, acompanhada pelo Diretor-Geral do Campus de Apucarana, Professor Daniel Fernando Matheus Gomes, e pelo Vice-Diretor, Professor Leonardo Fávero Sartori. A cerimônia também contou com a presença dos Pró-reitores da Proec e da Prograd, Professores Rosimeiri Darc Cardoso e Marcos Dorigão, e da Direção de Centros de Áreas, Professores Marcelo Vargas e José Ricardo dos Santos.
Na ocasião, Colaram Grau 134 estudantes, correspondendo a 95 bacharéis e bacharelas dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Serviço Social, Secretariado Executivo Trilíngue, Turismo e Negócios; e 39 licenciados e licenciadas dos cursos de Letras – Espanhol, Letras – Português, Matemática e Pedagogia.
A primeira estudante indígena da Unespar a concluir sua graduação, Márcia Regina Bandeira Glicério, agora licenciada em Pedagogia, “simboliza um avanço significativo na inclusão e na valorização da diversidade na universidade. Sua trajetória é um testemunho de coragem e resistência. A colação de grau da primeira mulher indígena a se formar na Unespar representa um marco histórico. Sua formação reflete o impacto e a relevância das políticas de acesso ao ensino superior para os povos originários”, argumentou a Reitora quando da homenagem feita à concluinte.
A Professora Dulcineia Galliano Pizza, Presidente da Comissão Universidade para Indígenas (CUIA), observou que, atualmente, o Campus de Apucarana conta com 12 estudantes indígenas matriculados, cada um representando seus territórios e culturas em diferentes áreas do conhecimento. “No Brasil, a presença de indígenas no ensino superior ainda é pequena, reflexo das barreiras estruturais que limitam esse acesso. Precisamos continuar lutando para que as vagas destinadas a estudantes indígenas sejam garantidas e ampliadas”.
O Diretor do Campus de Apucarana, Professor Daniel, expressou sua admiração pelo evento e destacou a importância desse marco para a universidade: "É uma honra testemunhar esta centésima colação de grau, que não apenas celebra as realizações dos nossos alunos, mas também reafirma o compromisso contínuo da Unespar com a promoção de um ambiente acadêmico de excelência, inclusão e diversidade."
A reitora, Professora Salete, parabenizou as(os) graduadas(os), destacando a relevância da formação acadêmica que envolve os saberes para o pleno exercício da profissão escolhida, mas que também prima por uma formação que se distingue por valores humanos, essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Nosso grande desafio são as relações interpessoais, olhar a outra pessoa com respeito e solidariedade. Isso se faz ainda mais necessário, num mundo capitalista, que gera violência, desigualdade social, preconceitos. Vamos nos dar as mãos, vamos olhar com empatia e respeito as pessoas a nossa volta, vamos dar o melhor de nós nas profissões que escolhemos. Neste momento, também quero fazer um agradecimento muito especial a cada pessoa que está nesta plateia celebrando a vitória de vocês, seus familiares, mães, pais, avós, companheiros e companheiras, amigos e amigas, que de alguma maneira contribuíram com a jornada de vocês na conclusão de seus cursos de graduação. A vocês muito obrigada.”