Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar conquista 10 medalhas no XXVII Josuepar

Unespar conquista 10 medalhas no XXVII Josuepar

Campus de Foz de Iguaçu da Unioeste sediará os jogos em 2025; cada delegação poderá levar até cem atletas ao evento
por Fábio Candido dos Santos publicado: 13/09/2024 14h29 última modificação: 15/09/2024 01h00

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) conquistou 10 medalhas na 27ª edição dos Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná (Josuepar), realizada entre 6 e 8 de setembro, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), organizadora do evento.

Do total de medalhas obtidas pela Unespar, três foram de ouro, três de prata e quatro de bronze, com mais pódios para a natação, que esteve em oito. As demais premiações vieram no atletismo e na canastra.

Daniel Santos da Silva, professor de Filosofia do campus de União da Vitória, foi o destaque da Unespar, com seis medalhas – três de ouro, uma de prata e duas de bronze. De acordo com o docente, que participa pela segunda vez dos jogos, houve, da parte dele, um acréscimo de comprometimento nesta edição. “Treinei mais forte e, de fato, rendi mais dentro da piscina. Isso ocorreu porque, no ano passado, aprendi muito com o comprometimento de todo mundo”.

Silva também valorizou o papel agregador do evento, que possibilitou ao medalhista novas amizades. “Este ano acabei participando de outras modalidades e fiz mais amizades. A aplicação dos atletas da Unespar e a leveza com que as amizades são cultivadas me farão ir com mais vontade no que vem”.

Matheus Amarante do Nascimento, chefe da delegação da Unespar desde a primeira participação da instituição nos jogos – em 2022 – se disse comprometido em mantê-la nas próximas edições do Josuepar e, a exemplo de Silva, celebrou o caráter congregador do evento, permitindo uma maior interação entre os servidores, que, no contexto de uma universidade multicampi, se realiza, na maioria das vezes, apenas remotamente.

“Pessoas maravilhosas, com as quais, em alguns momentos, só conversava à distância (on-line) sobre assuntos do trabalho e que, durante os Jogos, tive o prazer de conhecer pessoalmente”, disse o chefe da delegação e atleta do evento.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, em seu discurso na solenidade de encerramento do Josuepar, festejou a adesão das instituições participantes, no que chamou de “retomada” dos jogos, ainda em referência aos efeitos da pandemia de covid, e anunciou mudanças para a próxima edição do Josuepar, a começar pela sede do evento.

“A Unioeste vai sediar os jogos em Foz do Iguaçu, com cinco dias de duração. E nós vamos elevar para pelo menos cem atletas por instituição o próximo Josuepar”.

Bona também aproveitou o momento para firmar o compromisso de trazer de volta o que chamou de modalidades “tradicionais” à próxima edição dos jogos.

A Unespar, representada na solenidade pela pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Rosemeiri Darc, em substituição à reitora, Salete Machado Sirino, levou uma delegação de 47 pessoas aos jogos, além de uma comissão técnica formada por alunos de Educação Física do campus de Paranavaí.

400 atletas – a maioria amadora – das sete instituições que compõem o Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná disputaram os jogos. Além da Unespar e da anfitriã, as universidades estaduais de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (UENP), participaram dos Josuepar.

O XXVII Josuepar – apenas o terceiro com a presença da Unespar – contou com 14 modalidades: basquete, beach tennis (duplas), bolão, canastra (dupla), corrida, corrida rústica, dominó, futebol Suíço livre e 50+, futsal feminino, natação, sinuca, truco, vôlei e xadrez.

Confira, abaixo, a lista de medalhistas da Unespar em suas respectivas modalidades e campi de origem:

Atletismo

• 400m (feminino até 49 anos) – Bruna Daniella de Vasconcelos Costa (Paranavaí) – Prata

Canastra

• Duplas – Dinair Iolanda da Silva Natal (Paranaguá) e Carlos Alberto Machado (Curitiba II) – Bronze

Natação:

• 25m Costas (feminino 50-59 anos) – Marcia Regina de Moura Santos (Paranaguá) – Prata;
  • 50m Livre (feminino 50-59 anos) – Marcia Regina de Moura Santos (Paranaguá) – Bronze;
  • 25m Borboleta (masculino até 49 anos) – Daniel Santos da Silva (União da Vitória) – Ouro;
  • 25m Livre (masculino até 49 anos) – Daniel Santos da Silva (União da Vitória) – Ouro;
  • 50m Costas (masculino até 49 anos) – Daniel Santos da Silva (União da Vitória) – Prata;
  • 50m Livre (masculino até 49 anos) – Daniel Santos da Silva (União da Vitória) – Ouro;
  • Revezamento 4x25 Livre – Daniel Santos da Silva (União da Vitória), Higor Santos Fonseca (Paranavaí), Marcia Regina de Moura Santos (Paranaguá) e Luciane Scheuer (Paranaguá) – Bronze;
  • Revezamento 4x25 Medley – Daniel Santos da Silva (União da Vitória), Higor Santos Fonseca (Paranavaí), Marcia Regina de Moura Santos (Paranaguá) e Luciane Scheuer (Paranaguá) – Bronze.