Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar discute enfrentamento às violências contra as mulheres

Unespar discute enfrentamento às violências contra as mulheres

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Na conferência de abertura o tema abordado foi a cultura do estupro

Na conferência de abertura o tema abordado foi a cultura do estupro

As ações de conscientização e de enfrentamento às violências contra as mulheres ganharam visibilidade e espaço para discussão na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) nos últimos meses. Para somar ao trabalho que tem sido realizado na instituição, o campus de União da Vitória está sediando até sexta-feira, 27, o II Encontro de Gênero, Feminismos e Políticas Públicas e o V Seminário Regional de Combate à Violência contra as Mulheres.

A programação foi aberta nesta segunda-feira, 22, com o teatro “Sobrevivi posso contar” que tratou sobre a constante tentativa das mulheres desconstruírem o machismo forjado ao longo da história. A peça foi apresentada por estudantes do Colégio Germano Wagenfuhr e dirigida pelo professor Cássio Bachmann. Além disso, a professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Cybelle Martins Cardozo, ministrou conferência que abordou a cultura do estupro.

Nesta terça-feira, 23, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) vai lançar o programa Unespar Sem Violência e uma mesa composta por professoras da Unespar e da Uniguaçu vai debater sobre o papel da universidade no enfrentamento à violência contra as mulheres.

Palestras
As atividades desta quarta-feira, 24, começam às 9 horas e seguem até o período da noite. No período da manhã serão realizadas duas palestras em que serão compartilhadas as experiências obtidas pelo município de Guarapuava com a implantação de políticas para as mulheres e que vão tratar sobre as desigualdades raciais, de gênero e a inclusão de mulheres negras na educação e no mercado de trabalho. No período da tarde, às 13h30, ocorrerá a IV Sessão do Fórum de Políticas Públicas para Mulheres do Vale do Iguaçu.

Para abrir a programação noturna, o projeto de extensão Dança Pensamento do Corpo apresenta, às 19 horas, a coreografia de “E o mundo vai ver uma flor”. Depois representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), do coletivo LGBT de Guarapuava e de União da Vitória participam de uma mesa que vai tratar sobre as mulheres que lutam pelo fim da violência de gênero e livre sexualidade.

A mesa redonda sobre movimentos sociais e sindicais na luta contra o retrocesso e pela garantia de direitos acontecerá na quinta-feira, 25, às 19 horas, com autoridades de diferentes organizações.

Já na sexta-feira, 26, acontecerão mais duas palestras no período da noite. Uma sobre lesbianidade e outra sobre o espaço de prostituição e boemia na região carbonifera catarinense.

Pesquisas
Os resultados parciais e finais de pesquisas acadêmicas, bem como relatos de experiências serão apresentados na tarde de quinta-feira, 25, na sessão de comunicações organizada pela comissão dos eventos.

O livro Gênero, Educação e Sexualidades: reconhecendo diferenças para superar [pré]conceitos e a cartilha A vida de Francis serão lançados na sexta-feira, 26, pelo projeto de extensão Gênero e Diversidade Sexual: ações afirmativas para combater a violência.

Os eventos são uma iniciativa do Fórum dos Direitos das Mulheres e também conta com o apoio Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da direção do campus de União da Vitória, das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu), da APP-Sindicato de União da Vitória, do Coletivo Feminista Mais que Amélias e do Grupo Insurgência Feminista.